Com que frequência você deve trocar de celular e por quê?

Celulares em mesa de venda quando trocar de celular

Veja os cinco sinais de quando trocar de celular – Foto: Canva/ND

Você sabe qual o momento certo para trocar o smartphone? Todos os anos, a mesma cena se repete: pessoas em busca de celulares novos, com mais atualizações e melhor desempenho. Sendo assim, saiba quando trocar de celular!

Mesmo com todos os cuidados, chega um momento em que a substituição se torna inevitável. Mas afinal, o que deve ser levado em conta na hora de decidir pela troca do celular?

Quando trocar de celular?

  1. Desempenho lento e travamentos frequentes: se o seu celular demora para abrir aplicativos, mesmo após atualizações e limpezas de memória, é um indicativo de que o hardware não acompanha mais as demandas atuais;
  2. Bateria descarrega rápido: se sua bateria descarrega rapidamente, mesmo com uso moderado, e já passou por diversas recargas, pode ser o sinal que você esperava para trocar de celular;
  3. Armazenamento insuficiente: se o espaço interno está constantemente cheio, impedindo a instalação de novos aplicativos, é hora de considerar um modelo com mais capacidade de armazenamento;
  4. Incompatibilidade com novos aplicativos: se o seu celular não suporta mais atualizações de aplicativos essenciais ou apresenta erros frequentes, é sinal de que não atende às suas necessidades;
  5. Superaquecimento constante: o aquecimento excessivo dos celulares, sem motivo aparente, pode indicar problemas no hardware e afetar o desempenho geral do dispositivo.

Por que trocamos de celular com tanta frequência?

Celular quebrado com lupa, paletas e ferramentas para consertar telefones

Quando trocar de celular? Estudo revela que os telefones podem durar até cinco anos com um mesmo dono, mas, em menos de 2 anos, muitos celulares costumam dar algum problema – Foto: Canva/ND

Um estudo da Certideal, empresa francesa especializada em smartphones recondicionados, aponta que os celulares podem durar até 5 anos com um mesmo dono.

No entanto, o levantamento revela que, em menos de dois anos, muitas pessoas optam por trocar de celular.

Os principais motivos incluem falhas no desempenho, bateria com pouca duração, danos físicos e o desejo por recursos mais modernos. Porém, a boa notícia é que a maioria desses problemas pode ser evitada com cuidados simples.

Carregadores não originais, por exemplo, sobrecarregam o aparelho e reduzem sua vida útil. Outro erro comum é deixar a bateria zerar antes de recarregar, o que compromete o funcionamento das células de íons de lítio.

Como fazer o celular durar mais?

Antes de pensar em um novo modelo, vale investir em soluções simples e baratas para não precisar saber quando trocar de celular:

  • Remover apps que não são mais usados;
  • Trocar a bateria ou a tela quebrada;
  • Usar capinhas e películas protetoras;
  • Carregar com acessórios certificados;
  • Evitar deixar o celular descarregar totalmente;
  • Atualizar o sistema regularmente;
  • Limpar arquivos desnecessários.

Essas práticas ajudam a manter o bom desempenho do aparelho por mais tempo.

Menos troca, mais sustentabilidade

Pessoa segurando celular com mãos

Agora que você já sabe quando trocar de celular, é importante entender que esse hábito em excesso pode trazer muitos problemas – Foto: Canva/ND

Agora que você já sabe quando trocar de celular, é importante entender que esse hábito, quando em excesso, também tem um impacto negativo no meio ambiente. Muitos componentes dos aparelhos são difíceis de reciclar e geram resíduos poluentes.

Portanto, evitar o descarte precoce é uma excelente maneira de reduzir o lixo eletrônico e contribuir para a preservação do planeta.

A conclusão é clara: com manutenção básica e uso consciente, você não só economiza dinheiro, como também faz a sua parte na proteção do meio ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.