Sindjus celebra 1º de Maio destacando a importância de seguirmos lutando por nossos direitos e conquistas

O dia 1º de maio, conhecido mundialmente como o Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, é uma data de grande importância histórica e social. Ele simboliza a luta dos trabalhadores por melhores condições laborais, direitos fundamentais e reconhecimento de sua contribuição para a sociedade.
O Dia do Trabalhador não é apenas uma data comemorativa, mas um marco da resistência e da conquista de direitos históricos. É uma data icônica, de reflexões e batalhas, que reforça a pauta dos trabalhadores por salários dignos, mais empregos, jornada justa, qualidade de vida no trabalho, contra o assédio moral, dentre outros pontos importantes.
Trata-se de uma data que une os trabalhadores da iniciativa privada e do setor público por uma agenda positiva voltadas à valorização dos trabalhadores e contra a precarização do trabalho e a retirada de direitos.
O Sindjus chega a este 1º de maio de 2025 com várias lutas em andamento, tendo como destaque a campanha pelo reajuste para todos em 2026 e pela implantação da proposta de reestruturação das carreiras de 2027 a 2030.
O espírito do 1º de maio é um espírito de luta. Lutar para mantermos nossos direitos e ampliarmos nossas conquistas. Lutar para sermos ouvidos, respeitados e valorizados. Lutar pelo reconhecimento da nossa importância e contribuição para um Brasil melhor.
Origem
A origem do Dia do Trabalhador remonta às manifestações dos trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, em 1886. Naquele período, operários reivindicavam uma jornada de trabalho de oito horas, enfrentando forte repressão. A greve culminou nos trágicos eventos de Haymarket, que marcaram a história do movimento operário. Em homenagem a esses trabalhadores, o 1º de maio foi oficialmente reconhecido como um dia de luta e celebração dos direitos conquistados.
O Dia do Trabalho também representa um reconhecimento ao esforço diário das pessoas que constroem o progresso das sociedades. É uma oportunidade para lembrar que o trabalho é um dos pilares da dignidade humana e que sua valorização é essencial para o desenvolvimento econômico e social.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.