Fim da escala 6×1 é tema de ato por melhorias na jornada de trabalho no AC: ‘Luta por dignidade’


Com o tema “Pela Vida Além do Trabalho”, evento aconteceu nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, no auditório da Associação de Docentes da Ufac (AdUfac) em Rio Branco. Uma das discussões é sobre o “Fim da Escala 6 por 1”. Evento reuniu movimentos sociais e representantes da classe trabalhadora do Acre, neste 1º de maio
Assessoria/Sinasefe Acre
Com o tema “Pela Vida Além do Trabalho”, movimentos sociais e sindicatos se reuniram no auditório da Associação de Docentes da Ufac (AdUfac), em Rio Branco, para um ato unificado nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador. Uma das discussões é sobre o fim da escala 6×1.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Além dos movimentos sociais, representantes da classe trabalhadora também participaram do evento. que visa a defesa de uma jornada de trabalho que respeite o direito de todas as pessoas a terem lazer e descanso justos em sua rotina de vida.
Estiveram presentes a presidente da AdUfac, Leticia Mamed, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) dos Correios no Acre (Sintect), Suzy Cristiny Costa, e o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (Seeb-AC), Eudo Raffael Lima.
Ato Unificado acontece neste 1° de Maio no Acre
Assessoria/Sinasefe Acre
Ao g1, Mamed fez uma breve análise de contexto nacional e comentou que o intuito da mobilização é para encaminhar uma proposta concreta em torno da luta trabalhista.
“Isso nos exige uma reflexão para encaminhar algo propositivo, uma luta por dignidade aos trabalhadores […] já não é de hoje que nós estamos integrados a esse debate que vem mobilizando a universidade, vem mobilizando nacionalmente diversos fóruns e nós estamos compondo todas as mesas, todos os painéis, todas as frentes necessárias para que trabalhemos a conscientização da sociedade. E, neste 1º de maio de 2025, essa tornou-se a pauta de todas as mobilizações nacionais”, frisou.
De acordo com ela, o encaminhamento tomado é da construção de um comitê local que irá reunir representantes de sindicatos e entidades, de forma quinzenal, para levantar números indicadores e firmar entendimento político para fazer pressão social em torno da PEC.
“A redução da jornada significa trabalhar a conscientização em torno de uma sociedade que precisa entender que esse é um ganho pela qualidade de vida coletiva. Muitas vezes, o empresariado alega que isso vai trazer prejuízos para a sociedade. Em todas as sociedades que já praticaram a redução dessa jornada, elas trazem resultados muito mais positivos que negativos”, complementou ela.
Escala 6 x 1
A escala 6 por 1, tema do debate, condiciona que profissionais trabalhem por seis dias seguidos e tenha apenas um dia de descanso. O texto da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como está não deixa explícitas as escalas e permite que a jornada vá até 44 horas por semana, com jornadas de oito horas diárias.
No Senado Federal, existe desde 2015 a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) N° 148/2015, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) que visa a redução da jornada de trabalho no Brasil de 44 para 36 horas.
Reunião busca discutir o fim da escala de trabalho 6×1
Assessoria/Sinasefe Acre
Em novembro de 2024, um grupo de trabalhadores se reuniu na Praça da Revolução, Centro de Rio Branco para reivindicar o fim da escala 6×1. O ato reuniu representantes de sindicatos, partidos políticos, entidades sociais e sociedade civil, que pediam pelo fim da escala 6×1 cumprida pelos trabalhadores brasileiros.
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou oficialmente no dia 25 de fevereiro deste ano, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em 4 dias por semana.
LEIA TAMBÉM:
Fim da escala ‘6×1’: deputados do Acre assinam proposta para reduzir jornada de trabalho
Fim da escala 6×1: manifestantes fazem ato em Rio Branco
Deputada protocola na Câmara a PEC pelo fim da escala 6 x 1
Fim da escala 6×1? Os impactos de uma possível mudança nas jornadas de trabalho
Na Ponta do Lápis: especialista fala sobre impactos econômicos do fim da escala 6×1
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.