Jovem de 22 anos de Pomerode supera doença rara e recebe transplante de pulmão

A jovem Isis, de 22 anos, moradora de Pomerode enfrentou uma dura batalha contra uma doença respiratória rara e conquistou uma nova chance de vida com um transplante de pulmão realizado no dia 28 de março.

Diagnosticada com pneumonite por hipersensibilidade crônica, ela precisou se mudar com os pais para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para ficar próxima do hospital referência no procedimento.

A doença, causada pela inalação de partículas nocivas como poeira, comprometeu de forma grave a capacidade pulmonar da jovem.

Os primeiros sintomas surgiram em agosto de 2020, mas o diagnóstico definitivo só veio dois anos depois, em dezembro de 2022, após uma biópsia pulmonar.

Nesse período, Isis enfrentou internações, cansaço extremo, tosse seca constante e duas pneumotórax — o que levou os médicos a indicarem o transplante como única alternativa.

A mudança para Porto Alegre aconteceu em novembro de 2024. Mãe, pai e filha deixaram empregos e rotina para enfrentar uma nova etapa.

A jovem entrou na lista nacional de transplantes com prioridade máxima devido ao agravamento do quadro clínico.

Mesmo internada, Isis manteve o espírito solidário e usou as redes sociais para incentivar a doação de órgãos.

“Graças ao ‘sim’ de uma família, a minha filha teve a segunda oportunidade de respirar, viver”, relatou Rosemeri, mãe da jovem, em entrevista ao ND Mais.

A cirurgia foi bem-sucedida, mas a recuperação ainda exige cuidados intensivos. Isis permanece na UTI, faz diálise, usa traqueostomia, se alimenta por sonda e está em processo de fisioterapia.

Ela ainda não consegue andar ou falar, mas a família mantém a esperança e aguarda ansiosamente o retorno para casa, previsto apenas 12 meses após o transplante.

Leia também:

  • Um ano da maior mobilização do Corpo de Bombeiros de SC em apoio ao RS

Diante dos altos custos com moradia, alimentação, transporte e medicamentos em outra cidade, familiares e amigos lançaram a campanha “Respira, Isis” para arrecadar recursos por meio de doações.

O apoio é essencial para manter o tratamento até que ela possa voltar para casa. A campanha aceita contribuições via pix até o dia 31 de maio, pelo e-mail isisgabikohls@gmail.com.

 

O post Jovem de 22 anos de Pomerode supera doença rara e recebe transplante de pulmão apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.