Objetos perto de vulcão revelam segredos de povos há 3.400 anos

Objetos descobertos perto de vulcão revela segredos de povos antigos de 3.400 anosLaszlo Gyorgy/Antiquity

Uma série de objetos metálicos encontrados perto de um vulcão no oeste da Hungria está ajudando a contar a história de um povo que viveu há mais de 3 mil anos na Europa. Escavações feitas no monte Somló, uma colina de origem vulcânica que fica em uma área preservada, revelaram cerca de 900 itens da Idade do Bronze Tardia e do começo da Idade do Ferro.

Foram achados joias, armas, peças de decoração, contas de âmbar, restos de couro e até presas de javalis e porcos. Segundo um estudo publicado na revista Antiquity, parte desses objetos tem mais de 3.000 anos e mostra que a região era ocupada por grupos humanos entre os séculos 13 e 6 antes de Cristo.

Pesquisadores acreditam que o local era um tipo de centro de poder, ocupado por tribos comandadas por guerreiros de elite. Em escavações anteriores, já tinham sido encontrados túmulos e objetos funerários que reforçam essa ideia.

Com a ajuda de drones e detectores de metal, os arqueólogos localizaram áreas onde vivia um número grande de pessoas. Um dos achados mais importantes foi um pote de cerâmica do fim da Idade do Bronze, o primeiro desse tipo encontrado no oeste da Hungria. Dentro dele, havia lentilhas e grãos pequenos, alimentos comuns na época.

Além disso, foram encontrados fragmentos de bronze e resíduos de fundição que indicam a existência de oficinas no topo da colina. Os pesquisadores dizem que os objetos foram enterrados de forma intencional e fazem parte de uma tradição complexa de armazenamento de itens valiosos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.