Livro com 11 histórias ilustradas em estilo HQ resgata a ‘saga única’ de Mazagão

Por SELES NAFES

Um pedaço da África em plena Amazônia. Essa é a premissa que inspira Mazagão, o mais novo livro do professor e roteirista Gian Danton — pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira —, que será lançado na próxima sexta (9), no Senac, em Macapá. A obra reúne 11 histórias ilustradas em estilo de histórias em quadrinhos (HQ), todas tendo como pano de fundo a história de Mazagão, cidade marcada por uma trajetória única no mundo.

Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Gian Danton destaca que o livro surgiu da percepção de que Mazagão tem uma história riquíssima, ainda pouco conhecida.

“Muita gente conhece a festa de São Tiago, mas poucos conhecem toda a saga relacionada à cidade, única no mundo que foi transportada de um continente para outro. Mazagão é única no mundo. É o único caso de uma cidade que foi transportada de um continente para outro. São séculos de histórias e fatos e até lendas que exploro no meu livro”, ponderou.

As narrativas transitam entre a Mazagão africana e a brasileira, explorando desde eventos históricos até elementos míticos. Embora possam parecer independentes, as 11 histórias formam, juntas, uma narrativa mais ampla.

“O livro é um desafio para o leitor: descobrir o que une as várias histórias, algo que só revelo no último capítulo, nas últimas páginas”, antecipa o autor.

Ilustração de Natália Muniz

Gian Danto também é professor e pesquisador. Foto: Divulgação

Ilustrações

As ilustrações do livro dão vida a essa ambientação histórica e fantástica. Elas foram feitas por artistas de diferentes cidades, em sua maioria atuantes no universo dos quadrinhos. Do Amapá, contribuíram Rafael Senra, Will Cruz e Natália Muniz. De Manaus, os ilustradores Gusmão e Adriano emprestaram seus traços.

A capa ficou por conta do amazonense Romahs, que, ao ler os textos, fez questão de ilustrá-la. Já o curitibano Guto Dias, único fora da região Norte, foi escolhido especialmente para ilustrar uma história ambientada no Marrocos. “Além de ilustrador, ele é professor de história e pesquisador da Idade Média. Era a pessoa perfeita para ilustrar a parte da história que se passa em Marrocos, em um conto focado em dois atalaias”, explica Danton.

Capa do livro “Mazagão”, que será lançado na sexta (9)

Com décadas de experiência, Gian Danton é roteirista de quadrinhos desde 1989, autor de diversos livros na área de comunicação e de romances como O uivo da górgona, Galeão e Cabanagem. Também é membro da Academia Amapaense de Letras.

Com um projeto gráfico dinâmico e enredo instigante, Mazagão é mais do que um livro ilustrado: é uma imersão em uma história singular que conecta dois continentes por meio da ficção e da arte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.