O que explica Joinville ser a cidade mais feliz do Brasil?

O que explica Joinville ser a cidade mais feliz do Brasil?

O que explica Joinville ser a cidade mais feliz do Brasil? – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Joinville lidera o ranking das 50 cidades brasileiras mais felizes de 2025, conforme pesquisa divulgada pela Revista Bula. O estudo, inspirado no World Happiness Report da ONU e adaptado ao contexto brasileiro, combinou dados objetivos com percepções subjetivas sobre bem-estar.

O que explica Joinville ser a cidade mais feliz do Brasil?

Entre os fatores que garantiram essa posição de destaque estão a alta qualidade de vida, infraestrutura urbana eficiente, desenvolvimento humano e econômico, apoio social, confiança comunitária, liberdade para fazer escolhas de vida, cultura e educação de excelência.

Infraestrutura e bem-estar emocional

“A infraestrutura de uma cidade está diretamente ligada ao bem-estar psicológico da população”, afirma a psicóloga Raquel Tomasi. Segundo ela, ambientes urbanos bem estruturados contribuem para a redução do estresse e aumentam o senso de pertencimento e a estabilidade emocional.

“Joinville tem oferecido condições que favorecem o cuidado emocional cotidiano, especialmente ao possibilitar um estilo de vida mais estável”, afirma. A sensação de segurança, associada a serviços eficientes e estímulos culturais, também contribui para a saúde mental dos moradores.


Joinville é a cidade mais feliz de 2025, com a combinação ideal de segurança e infraestrutura - Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

1
3

Joinville é a cidade mais feliz de 2025, com a combinação ideal de segurança e infraestrutura – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND


Joinville tem forte desempenho educacional e alto índice de segurança - Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

2
3

Joinville tem forte desempenho educacional e alto índice de segurança – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND


A metodologia que avaliou Joinville incluiu critérios como saúde pública e sustentabilidade - Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

3
3

A metodologia que avaliou Joinville incluiu critérios como saúde pública e sustentabilidade – Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND

Indicadores que avaliaram Joinville

A pesquisa levou em conta critérios como saúde pública, desempenho educacional, segurança, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana, participação cívica e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O top 5 do ranking inclui, além de Joinville (SC), as cidades de São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Gavião Peixoto (SP), Maringá (PR), Vinhedo (SP) e Campinas (SP).


Joinville combina desenvolvimento e acolhimento - Reprodução/Prefeitura de Joinville/ND

1
5

Joinville combina desenvolvimento e acolhimento – Reprodução/Prefeitura de Joinville/ND


Educação de qualidade é destaque na cidade - Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

2
5

Educação de qualidade é destaque na cidade – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND


Cidade se destaca em qualidade de vida e bem-estar - Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

3
5

Cidade se destaca em qualidade de vida e bem-estar – Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND


Cultura rica contribui para bem-estar em Joinville - Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

4
5

Cultura rica contribui para bem-estar em Joinville – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND


Pesquisa nacional coloca Joinville em 1º lugar - Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

5
5

Pesquisa nacional coloca Joinville em 1º lugar – Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

Metodologia

A metodologia do estudo reuniu dados de diferentes fontes, como IBGE, Atlas Brasil, PNAD Contínua, Ministério da Saúde e CBEM (Consulta de Bem-Estar Municipal). Também foram considerados indicadores do IPS (Índice de Progresso Social), Ranking de Competitividade dos Municípios, Connected Smart Cities e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Joinville precisa manter avanços para seguir no topo

Para que Joinville continue entre as cidades mais felizes do país, Raquel Tomasi destaca a importância da continuidade nas políticas públicas. Segundo a psicóloga, é essencial manter investimentos em áreas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

“É fundamental garantir o acesso à saúde, à educação, à cultura, ao lazer e à segurança, mas também pensar em formas de tornar o ambiente de trabalho mais humano e acolhedor”, destacou.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.