Sindjus participa de cerimônia histórica de lançamento da Doutrina Técnico-Operacional da Polícia Judicial no CNJ

Na tarde de ontem (07/05), o presidente do Sindjus, Costa Neto, participou da solenidade de lançamento da Doutrina Técnico-Operacional da Polícia Judicial, realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O evento marcou um momento histórico para a consolidação da identidade da Polícia Judicial no âmbito do Poder Judiciário.

A cerimônia celebrou os resultados do trabalho desenvolvido a partir da Portaria CNJ nº 368/2024, que instituiu um robusto grupo de trabalho composto por 14 magistrados e mais de 120 instrutores policiais judiciais, sob a coordenação do conselheiro do CNJ, José Edivaldo Rocha Rotondano.

Entre os destaques da cerimônia, esteve a entrega de três documentos fundamentais para o fortalecimento da atuação da Polícia Judicial:

Estratégia Nacional da Polícia Judicial – que alinha as diretrizes da corporação com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e estabelece sua missão, visão, valores e principais desafios;

Projeto Pedagógico Institucional da Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ) – que define as metodologias para formação, aperfeiçoamento e especialização dos policiais;

Matriz Curricular Nacional da Polícia Judicial – elaborada com base nas 12 áreas prioritárias definidas pela Portaria.

Além disso, foram apresentadas medidas práticas de implementação, como os modelos referenciais para testes de aptidão física e em armas de fogo; o lançamento da proposta da Revista de Altos Estudos da ANPJ; e a celebração de um acordo de cooperação com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para a oferta de uma pós-graduação em “Direito do Estado e Ciências Policiais Aplicadas à Polícia Judicial”.

O diretor do Departamento Nacional da Polícia Judicial e também diretor do Sindjus, Igor Marino, teve papel decisivo na construção dessa doutrina e foi amplamente reconhecido por sua atuação comprometida e estratégica. Seu trabalho, em parceria com o conselheiro Rotondano e dezenas de policiais judiciais de todo o país, foi fundamental para esse avanço sem precedentes na valorização da categoria.

Durante o evento, a importância da iniciativa foi ressaltada por diversas autoridades. O desembargador Paulo Alcântara resumiu o espírito do momento ao afirmar: “A Polícia Judicial tem um corpo, agora estamos lhe dando a alma”.

Para o presidente Costa Neto, o Sindjus se orgulha de participar ativamente dessa conquista que fortalece a estrutura de segurança pública institucional do Judiciário e reafirma o compromisso com a valorização dos policiais judiciais. “É um marco histórico que reconhece o papel estratégico desses profissionais na proteção das instituições e no funcionamento da Justiça”, declarou.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.