Conclave de 2025 foi o mais rápido dos últimos 86 anos, empatado com o de João Paulo I e Bento XVI


O novo papa foi eleito no segundo dia, na quarta votação. O registro dos últimos conclaves mostra que, nos últimos cem anos, o Colégio de Cardeais elege um novo papa, em média, no 3º dia à tarde, após 7 votações. Papa escolhido: veja o momento em que fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina
O novo papa foi eleito no segundo dia, na quarta votação. Isso faz do conclave de 2025 o mais rápido dos últimos 86 anos, empatado com o de 1978, que elegeu o papa João Paulo I, e de 2005 que escolheu o papa Bento XVI. Francisco também foi eleito no segundo dia, em 2013, mas depois da quinta votação.
Nesta sexta (8), a fumaça branca saiu às 13h07. Na eleição do papa Francisco, saiu às 14h06. Já em 2005, saiu às 12h50.
O conclave teve início nesta quarta-feira (7)
Jornal Nacional/ Reprodução
Mesmo com a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior —, a espera maior não se confirmou.
O registro dos últimos conclaves mostra que, nos últimos cem anos, o Colégio de Cardeais elege um novo papa, em média, no 3º dia à tarde, após 7 votações.
O Vaticano não confirma oficialmente, mas, segundo um dossiê do conclave, informações vazadas indicam que o papa Pio XII foi eleito, em 1939, no conclave mais rápido desde 1621. Foram três votações, mas há indícios de que ele tenha sido eleito na segunda votação. Nunca houve um papa eleito na primeira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.