Saiba a diferença entre urgência e emergência; quando procurar o HRO, a UPA ou a UBS

Saiba a diferença entre urgência e emergência; quando procurar o HRO, a UPA ou a UBS

Saiba a diferença entre urgência e emergência; quando procurar o HRO, a UPA ou a UBS – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Entenda a diferença entre urgência e emergência e saiba quando se deve buscar o HRO (Hospital Regional do Oeste), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou a UBS (Unidade Básica de Saúde).

Em Chapecó, no Oeste catarinense, o HRO reforça a importância de procurar o serviço de saúde mais adequado a cada situação. Com uma média de 170 atendimentos diários, sendo 70% deles de baixa gravidade, o hospital busca garantir mais agilidade para casos mais graves.

Saiba a diferença entre urgência e emergência

Casos de emergência são situações que exigem atendimento imediato, pois colocam a vida em risco. Exemplos incluem infarto, AVC (acidente vascular cerebral), hemorragias, acidentes graves e dificuldade respiratória severa.

Já os casos de urgência, embora também graves, permitem um curto tempo de espera. É o caso de fraturas, crises de asma e apendicite. Ambos os casos são atendidos no Pronto-Socorro do HRO.

Na triagem hospitalar, a avaliação leva em conta fatores como risco de morte, sinais vitais, nível de consciência, pressão arterial, temperatura, dor, alterações glicêmicas e vulnerabilidade do paciente.

Casos leves devem ir às UBSs ou UPAs

Situações de menor gravidade, como febre sem outros sintomas, resfriados, dor de garganta, vômitos, diarreias leves, pequenos ferimentos e pressão alta sem complicações, devem ser tratadas nas Unidades Básicas de Saúde ou nas UPAs.

Esses serviços estão preparados para atender esses quadros e, se necessário, encaminhar o paciente ao HRO. Buscar o local correto evita a sobrecarga do Pronto-Socorro e ajuda a salvar vidas.

Para melhorar a qualidade do atendimento, o HRO passa por uma obra de ampliação e modernização do Pronto-Socorro

Saiba a diferença entre urgência e emergência; quando procurar o HRO, a UPA ou a UBS – Foto: Divulgação/HRO/ND

Atendimento não é por ordem de chegada

O HRO adota o PCACR (Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco), que define a ordem de atendimento conforme a gravidade do quadro clínico e não por chegada.

Veja como funciona a classificação:

  • Vermelho: atendimento imediato
  • Laranja: até 15 minutos
  • Amarelo: até 60 minutos
  • Verde: até 120 minutos
  • Azul: até 240 minutos

Pacientes mais graves têm prioridade. Isso significa que quem chega com uma condição leve pode esperar mais, mesmo que tenha chegado antes de outros.

HRO amplia estrutura do Pronto-Socorro

Para melhorar a qualidade do atendimento, o HRO passa por uma obra de ampliação e modernização do Pronto-Socorro. Durante os trabalhos, parte da estrutura foi temporariamente realocada, mas os atendimentos seguem funcionando normalmente.

A obra prevê ampliação de 170 m² e reforma de mais 1.000 m², totalizando 1.300 m² de área qualificada. O investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, permitirá que o hospital aumente sua capacidade de 170 para até 250 atendimentos por dia.

A modernização também inclui melhorias em setores como o necrotério e a agência transfusional, ampliando o conforto e a agilidade no acolhimento de pacientes e acompanhantes.

Buscar o local correto evita a sobrecarga do Pronto-Socorro e ajuda a salvar vidas

Para melhorar a qualidade do atendimento, o HRO passa por uma obra de ampliação e modernização do Pronto-Socorro – Foto: Arquivo/ND

Colaboração da população é fundamental

Ao buscar o local mais adequado para o atendimento, UBS, UPA ou hospital, os cidadãos contribuem para um sistema de saúde mais eficiente. A colaboração da população é essencial para garantir que os atendimentos de urgência e emergência sejam realizados com agilidade e segurança.

O HRO segue como referência regional no cuidado hospitalar especializado e reforça: casos graves devem ir ao Pronto-Socorro; os leves, às unidades básicas ou UPAs. Dessa forma, todos ganham com um atendimento mais rápido, humanizado e eficaz.

Saiba a diferença entre urgência e emergência; quando procurar o HRO, a UPA ou a UBS – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.