Ibovespa fecha em queda com mercado reagindo ao pacote fiscal

Enfim, o anúncio do pacote fiscal! E o suspense agora dá lugar a um estresse generalizado. A leitura do mercado é a de que as medidas do governo para impedir o rombo das contas públicas são insuficientes para sustentar o arcabouço

Segundo análise de Anderson Silva, head da mesa de renda variável e sócio da GT Capital, o Ibovespa reagiu negativamente ao pacote econômico anunciado pelo governo. O plano, que inclui cortes de gastos públicos, isenção de imposto de renda para rendas mais baixas e o aumento de impostos para quem ganha mais de R$ 50.000,00, não foi bem recebido. Elel acredita que o mercado esperava ouvir apenas sobre cortes de gastos, sem menções a renúncias fiscais, pelo menos neste momento.

O Ibovespa fechou em queda de 2,40%, cotado aos 124.610,41 pontos.

Para os investidores, as medidas não parecem resolver os problemas estruturais das contas públicas, como o crescimento da dívida e a fragilidade fiscal. Além disso, a comunicação do Ministro da Fazenda foi confusa, gerando mais dúvidas do que confiança.

Esse cenário só eleva o risco-país e pressiona os preços das ações, especialmente em setores mais expostos à economia doméstica.

Poucas empresas escaparam da queda no dia de hoje. A desvalorização foi quase generalizada e não se restringiu a um ativo ou outro. Trata-se de uma questão sistêmica.

Apenas algumas empresas exportadoras, mas não todas, encerraram o dia em alta ou com leve queda devido ao fortalecimento do dólar e à expectativa de um dólar ainda mais valorizado caso o cenário atual persista. Isso explica os desempenhos não tão ruins de VALE3 e PETR4, por exemplo, e altas como JBSS3, SUZB3 e KLBN11.

Vale destacar que hoje foi feriado nos EUA, o que levanta dúvidas sobre como será a movimentação dos investidores estrangeiros nos próximos dias, especialmente com bancos internacionais recomendando a venda de ações brasileiras.

Os motivos para a alta dos juros e do dólar são os mesmos das últimas sessões: um governo que não inspira confiança nos investidores. Na minha visão, essa falta de credibilidade os afasta e, quando o capital estrangeiro deixa o país, o que ocorre? O dólar sobe, e as curvas de juros futuros demandam prêmios mais altos. Sinceramente, o cenário para os próximos dias promete ser de muita turbulência, com grande volatilidade no IBOV.

O post Ibovespa fecha em queda com mercado reagindo ao pacote fiscal apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.