‘Lutei com o coração’: agente de trânsito de Blumenau se torna campeã brasileira de jiu-jitsu

Agente de trânsito de Blumenau que se tornou campeã brasileira de jiu-jítsu

Agente de trânsito de Blumenau conquista o campeonato brasileiro de jiu-jitsu – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

Com três anos de treino e muita dedicação, a agente de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, Fernanda Fátima de Campos, de 36 anos, se tornou campeã brasileira de jiu-jitsu na categoria Master 2/Leve (até 64 kg).

A atleta participou da competição com o apoio da Secretaria do Esporte, trazendo orgulho para a cidade e demonstrando que, com esforço e amor, é possível alcançar seus objetivos.

Agente de trânsito se tornou campeã brasileira de jiu-jitsu

Natural do Rio Grande do Sul, Fernanda mora em Blumenau desde 2013 e, há três anos, atua como agente de trânsito no setor de fiscalização eletrônica — o mesmo período em que iniciou seu treinamento no esporte.

Ao ND Mais, a atleta comenta que o jiu-jitsu surgiu em sua vida primeiramente como ‘hobby’, mas se tornou rapidamente sua paixão.

“Já treino há três anos, e o que começou como uma curiosidade ou necessidade virou um verdadeiro estilo de vida. O tatame me ensinou muito mais do que técnicas de luta — ele me mostrou força, resiliência e autoconfiança”, comentou Fernanda.

Em 2024, quase conseguiu a tão sonhada medalha dourada, ficando na segunda colocação da competição. Mas isso apenas a motivou ainda mais a ir em busca de seu sonho.

Com o apoio de seu mestre, Daniel Vieira, conhecido como Feijão, Fernanda se preparou ainda mais, chegando em 2025 determinada. E, como recompensa de seu esforço, o lugar mais alto do pódio veio.


A atleta já treina há três anos - Arquivo Pessoal/ND

1
3

A atleta já treina há três anos – Arquivo Pessoal/ND


Fernanda conquistou o primeiro lugar do campeonato  - Arquivo Pessoal/ND

2
3

Fernanda conquistou o primeiro lugar do campeonato – Arquivo Pessoal/ND


Seu mestre, conhecido como Feijão, foi quem mais demonstrou apoio em sua trajetória  - Arquivo Pessoal/ND

3
3

Seu mestre, conhecido como Feijão, foi quem mais demonstrou apoio em sua trajetória – Arquivo Pessoal/ND

“Foi uma emoção enorme subir no lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro depois de tanto trabalho e esforço.”

Além disso, outra surpresa a aguardava. Após a conquista da competição, seu mestre lhe concedeu mais uma honraria: a faixa roxa, a terceira maior do jiu-jitsu.

“Fui surpreendida com a graduação à faixa roxa no pódio, feita pelo meu mestre, a quem devo tudo o que sou hoje. Ele acreditou em mim antes mesmo de eu acreditar. Lutei com o coração — e essa vitória foi muito mais do que uma medalha. Foi superação”, relatou Fernanda.

Fernanda garantiu a graduação para a faixa roxa, a terceira maior do jiu-jitsu – Vídeo: Arquivo Pessoal/ND

Como conciliar a vida profissional com sua paixão?

Para conciliar sua vida agitada como agente de trânsito com a rotina dedicada de atleta, Fernanda tem um lema: “Tudo é possível quando existe paixão envolvida”.

“Minha rotina é puxada, especialmente em época de campeonato, mas sempre dou um jeito de treinar — às vezes no fim do expediente, às vezes antes do trabalho.”

Fernanda trabalhando como agente de trânsito

Além de atleta, Fernanda é agente de trânsito – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

A atleta ainda comenta que o esporte é sua verdadeira paixão e que deseja, um dia, dedicar-se a ele por completo.

“O jiu-jitsu é minha prioridade, e meu sonho é, um dia, deixar o trabalho como agente de trânsito para viver exclusivamente do esporte.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.