Por que algumas transmissões automáticas têm trocas de marcha em zigue-zague?

na foto aparece alavanca para as trocas de marcha em zigue-zague em um carro

Trocas de marcha são importantes para o funcionamento do sistema de transmissão – Foto: Freepik/ND

As transmissões automáticas em carros vêm em vários formatos, mas elas geralmente são bem parecidas para os motoristas. O principal motivo pelo qual os fabricantes fazem as trocas de marcha em zigue-zague é para evitar erros humanos.

Em uma linha reta, é possível mover acidentalmente a alavanca de Drive (D) para Neutro (N) ou até mesmo Ré (R), especialmente durante a condução do carro.

Para os motoristas, a experiência de dirigir se resume a dois pedais, um para o freio e um para o acelerador, enquanto a alavanca que faz trocas de marcha em zigue-zague pode ser colocada em uma das posições específicas, já que não há marchas na transmissão.

As trocas de marcha em zigue-zague

Mas algo que difere as trocas de marcha em zigue-zague, que é o caminho de movimento da alavanca, ou seja, a aparência da alavanca.

Em alguns carros, o movimento é em linha reta enquanto que em outros, há um movimento de trocas de marcha em zigue-zague, onde cada posição está em um nível diferente.

Por que escolhem esse padrão?

O movimento das trocas de marcha em zigue-zague requer um movimento horizontal e vertical simultâneo e reduz a possibilidade de mudanças não intencionais.

Alguns fabricantes optam por esse design para evitar movimentos acidentais da alavanca durante a condução, em casos onde há vibração intensa ou quando o motorista opera rapidamente.

Reto ou zigue-zague: qual é melhor?

  • Seletor reto: Mais rápido e simples, comum em veículos mais “esportivos” ou modernos.
  • Seletor em ziguezague: Maior segurança, menos erros. Geralmente aparece em SUVs ou modelos com ênfase em confiabilidade e durabilidade.

O layout do seletor de marchas em uma transmissão automática não é apenas uma questão de estética ou ergonomia, mas também uma escolha de segurança e experiência do motorista.

Se o fabricante considerar que existe risco de erro no movimento das trocas de marcha, ele escolherá o ziguezague. Se ele quiser simplicidade e rapidez, ele vai preferir o corredor reto.

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