Após polêmica com Padre Fábio de Melo, gerente de cafeteria de Joinville é demitido

O padre Fábio de Melo relatou, por meio das redes sociais, uma situação desconfortável vivida em uma cafeteria no shopping localizado no Centro de Joinville, no Norte de Santa Catarina.

O caso ocorreu no sábado, 10, quando o religioso, conhecido nacionalmente, estava na cidade para realizar um show especial de Dia das Mães.

Após expor o ocorrido, a cafeteria confirmou que o funcionário envolvido foi desligado.

Durante o dia, o padre Fábio de Melo decidiu visitar uma unidade da cafeteria Havanna. Lá, encontrou potes de doce de leite sem açúcar com o preço anunciado na prateleira e pegou dois produtos.

Ao chegar ao caixa, foi surpreendido com um valor mais alto que o anunciado. Ao tentar esclarecer o erro, foi, segundo ele, tratado com arrogância pelo gerente da loja.

“Fui ao caixa pagar e percebi que o valor cobrado era muito maior do que a soma de dois potes com o preço que estava na estante”, contou. “Muito educadamente, eu disse à moça do caixa: ‘Olha, a soma está errada’. Ela foi verificar e confirmou. Nesse momento, o gerente se adiantou e foi extremamente deselegante: ‘O preço está errado e é isso. Se quiser levar, o preço certo é este’.”

No vídeo publicado no Instagram, o padre Fábio de Melo fez questão de destacar que não se alterou e tentou agir com respeito, mas alertou sobre a obrigatoriedade de o estabelecimento honrar o preço anunciado.

“Não vou criar caso, porque não estou nem aí para isso. Mas é apenas para lembrar que, quando um preço está especificado, o estabelecimento comercial tem que honrar aquele valor — mesmo que esteja errado. Não é o gerente que decide se será cobrado ou não; é a lei.”

O padre Fábio de Melo ainda criticou a postura do gerente e reforçou que situações embaraçosas exigem mais sensibilidade dos profissionais.

“Se você é gerente e está numa situação embaraçosa, existe uma forma de dizer isso com elegância. Poderia ter dito: ‘Perdão, o preço anunciado está incorreto, foi um erro nosso.’ E aí poderia decidir: ‘Mesmo que meu sistema não permita vender por esse preço, vou fazer uma observação e você levará pelo valor anunciado.’ Mas não. Simplesmente uma postura arrogante.”

Segundo ele, nem ele nem sua equipe se alteraram durante o episódio. O objetivo de compartilhar o caso nas redes sociais, segundo o padre, é contribuir para que situações semelhantes não se repitam.

“Não é uma denúncia, é um alerta. Quem trabalha no comércio precisa, antes de tudo, ter delicadeza, educação e bom senso. O mundo anda muito escasso de bom senso.”

Leia também:

  • Em evento realizado em Nova York, Jorginho Mello apresenta dados e projetos a empresários
Nota da cafeteria Havanna sobre a polêmica com o Padre Fábio de Melo

Procurada pelo portal NSC Total, a cafeteria Havanna em Joinville afirmou que está apurando o ocorrido e que o colaborador envolvido já foi desligado da equipe. Veja a nota na íntegra:

“A Havanna Joinville/SC tem como missão proporcionar momentos acolhedores e especiais a cada pessoa que passa por nossa loja. Por isso, recebemos com muita atenção e preocupação o relato de um cliente que se sentiu mal atendido em nossa unidade.

Queremos expressar, em primeiro lugar, nosso pedido sincero de desculpas. Lamentamos profundamente que a experiência vivida tenha ficado aquém do que prezamos e buscamos diariamente. Sabemos o quanto cada cliente é importante e levamos muito a sério qualquer situação que afete a confiança que construímos com todos vocês.

Já estamos apurando os detalhes do ocorrido com responsabilidade e agilidade. Informamos também que o colaborador envolvido no ocorrido já não faz mais parte do nosso quadro de funcionários. Mais do que esclarecer, nosso compromisso é agir para corrigir e garantir que esse tipo de situação não volte a acontecer. Estamos redobrando os cuidados com nosso atendimento e reforçando nossos valores junto à equipe.

Agradecemos por cada manifestação — seja de crítica ou apoio — pois são elas que nos impulsionam a crescer. Nossa loja está sempre de portas abertas para ouvir e melhorar.

Com respeito e gratidão,

Equipe Havanna Joinville/SC”

Fábio de Melo finalizou o vídeo reafirmando que seu objetivo era apenas contribuir para que o bom senso prevaleça nas relações de consumo.

“A gente corrige o mundo assim: quando cada um de nós ocupa bem a função que exerce. Se você tem a função de gerente de uma loja, a primeira coisa que as pessoas esperam de você é gentileza, educação e maleabilidade para lidar com situações que nem sempre ocorrem como você espera.”

 

O post Após polêmica com Padre Fábio de Melo, gerente de cafeteria de Joinville é demitido apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.