ONG resgata patos e gansos que ficaram azuis e encontra peixes mortos após derramamento de corante em córrego no interior de SP


Produto químico vazou enquanto era transportado após carreta bater em um poste no Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP). Além do córrego, ruas também foram afetadas; três gansos e um pato foram resgatados. A Associação Mata Ciliar resgatou três gansos e um pato que ficaram azuis após derramamento de corante em um córrego, na região do Parque Botânico Tulipas, em Jundiaí (SP), nesta terça-feira (13). Além do resgate, a ONG também encontrou peixes mortos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O produto químico atingiu as ruas e o córrego do bairro Jardim Tulipas após a carreta que transportava o corante bater em um poste e derramar a substância, por volta de meio-dia de terça-feira. Conforme apurado pela TV TEM, o parque da região tem aproximadamente 25 mil metros quadrados e abriga diversas espécies.
Patos e gansos ficaram azuis após carreta derramar corante em córrego de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
Entre os animais afetados estão patos, gansos, capivaras e peixes. Três gansos e um pato já foram removidos do local e, segundo a Mata Ciliar, as buscas continuam para localizar e resgatar capivaras que costumam ficar na área.
A Cetesb declarou que está realizando ações emergenciais para concluir a limpeza e a contenção do produto, que alterou as características da água e causou a morte de diversos peixes.
A CPFL Piratininga informou que técnicos foram ao local nesta quarta-feira (14) para ajudar a retirar a carreta e trocar o poste danificado. Apesar dos estragos, não houve falta de energia para os moradores, mas o fornecimento precisará ser interrompido durante as obras.
Aves foram retiradas do córrego atingido pelo produto químico
Pop TV/Divulgação
Via pública também foi ‘tingida’ por corante que era transportado por carreta em Jundiaí (SP)
TV TEM/Reprodução
Embalagens contendo corante se romperam durante a colisão. O produto químico atingiu o Córrego das Tulipas e aves que habitam o local
Jornal da Região/POP TV/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.