Rheinmetall e ICEYE planejam estabelecer uma joint venture para produção de satélites e outras soluções espaciais no novo Rheinmetall Space Cluster

Parceria estratégica vai fortalecer o foco da ICEYE no desenvolvimento de tecnologia de defesa baseada no espaço

Rheinmetall e a líder global na fabricação de satélites SAR, ICEYE, estão intensificando ainda mais sua cooperação. As duas empresas anunciaram a intenção de estabelecer uma joint venture para a produção de satélites. Um memorando de entendimento foi assinado em 8 de maio de 2025.

A Rheinmetall será a acionista majoritária na nova joint venture, chamada Rheinmetall ICEYE Space Solutions, com 60% das ações, enquanto a ICEYE ficará com 40%. A fundação da joint venture ainda depende de acordos definitivos e aprovações oficiais.

Como parte do Rheinmetall Space Cluster na Alemanha, a Rheinmetall ICEYE Space Solutions fabricará satélites, começando com satélites de Radar de Abertura Sintética (SAR) e, posteriormente, outras soluções espaciais. A produção ocorrerá no site de Neuss, entre outros, e está prevista para começar no segundo trimestre de 2026.

“Com a criação da nova joint venture, estamos fazendo novos avanços no domínio espacial”, afirma Armin Papperger, CEO da Rheinmetall AG. “Estamos, assim, não apenas respondendo à crescente demanda por capacidades de reconhecimento baseadas no espaço por forças armadas e de segurança em todo o mundo, mas também contribuindo para a preservação e expansão da Alemanha como um centro tecnológico. Nossos colegas altamente qualificados no site de Neuss estão recebendo uma nova perspectiva promissora para o futuro. Estamos felizes em expandir nossa cooperação com nosso parceiro de longa data, ICEYE”.

“Na ICEYE, nosso objetivo é ser o principal fornecedor de infraestrutura crítica para inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para nações aliadas. Estamos entusiasmados em aprofundar nossa colaboração estratégica com a Rheinmetall ao estabelecer essa joint venture. Esta parceria fortalece ainda mais nosso foco no desenvolvimento de tecnologia espacial para atender às necessidades dos mercados globais de defesa e garantir capacidades de defesa soberanas para a Europa”, diz Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE.

Os satélites SAR oferecem a vantagem sobre os satélites convencionais, pois podem gerar imagens de alta resolução independentemente das condições climáticas ou da hora do dia. Essas imagens são muito detalhadas e permitem identificar até os menores objetos na superfície da Terra. Isso pode trazer vantagens decisivas para as forças armadas em termos de vigilância, aquisição de alvos, reconhecimento ou posicionamento próprio no campo de batalha.

Em junho de 2024, o grupo tecnológico Rheinmetall, com sede em Düsseldorf, anunciou sua participação na maior frota mundial de satélites de radar para reconhecimento. Em setembro de 2024, Rheinmetall e ICEYE intensificaram ainda mais sua cooperação. Como parte disso, a Rheinmetall garantiu direitos exclusivos para comercializar os satélites SAR (Radar de Abertura Sintética) para usuários militares e governamentais nos mercados da Alemanha e da Hungria.

O primeiro grande marco dessa cooperação foi alcançado em novembro de 2024. Para atender à necessidade urgente da Ucrânia por capacidades de reconhecimento por satélite SAR, Rheinmetall e Ucrânia assinaram um contrato com o apoio do governo alemão. O acordo estende os dados SAR e outros suportes que a Ucrânia recebeu da ICEYE durante a guerra.

O post Rheinmetall e ICEYE planejam estabelecer uma joint venture para produção de satélites e outras soluções espaciais no novo Rheinmetall Space Cluster apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.