Leitos de UTI adulto atingem 97% de ocupação em Santa Catarina

Os leitos de UTI adulto estão 100% ocupados no Vale do Itajaí e na Foz do Rio Itajaí. Os dados foram confirmados pelo Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina (Cieges/SC) na manhã desta quarta-feira, dia 14.

A informação acende um alerta em um período de alta circulação de doenças respiratórias no estado.

No total, Santa Catarina apresenta uma taxa de 97,2% de ocupação dos leitos de UTI adulto.

Das 17 regiões catarinenses, apenas o Meio Oeste não está em estado de alerta máximo. Na região, 87,5% dos leitos estão ocupados, o que ainda assim mantém o nível de atenção elevado, com a classificação laranja — usada para regiões com ocupação entre 85% e 95%.

A situação com os leitos de UTI preocupa as autoridades de saúde, principalmente por ocorrer no auge do outono, período de maior circulação de vírus respiratórios.

No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma que o sistema opera de forma integrada.

Quando não há vagas disponíveis em determinada unidade, a regulação estadual busca leitos em hospitais de outras cidades, regiões e até na rede privada, quando necessário.

Mesmo com a alta ocupação, o número de casos graves apresenta queda em relação ao ano passado.

Os dados do Cieges apontam que, em 2025, há menos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em comparação com o mesmo período de 2024.

A SES, porém, reforça a importância da vacinação contra a gripe como medida de prevenção, já que o vírus é um dos principais responsáveis pela lotação dos hospitais nessa época do ano.

Situação dos leitos de UTI pediátricos e neonatal é menos grave, mas ainda acende alerta

No cenário da UTI pediátrica, os dados mostram uma situação menos grave. No Vale do Itajaí, 56% dos leitos estão ocupados, com 18 ainda disponíveis.

Três regiões do estado estão classificadas em laranja por ocupação acima de 85%. No Planalto Norte e Nordeste, onde a situação é mais preocupante, restam apenas dois leitos pediátricos.

Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina possui atualmente 1.440 leitos de UTI ativos na rede pública.

Desses, 119 estavam disponíveis nesta quarta-feira, sendo 30 adultos, 44 neonatais e 47 pediátricos. A média de ocupação em todo o estado chega a 91,7%.

Leia também:

  • Edital para emitir CNH gratuita tem 770 vagas abertas pelo Detran em Blumenau

O governo afirma que segue acompanhando de perto o cenário hospitalar e os dados sobre a circulação de vírus respiratórios.

A recomendação continua sendo a imunização da população e o uso consciente dos serviços de saúde, evitando sobrecarregar as unidades em casos que não sejam de urgência.

 

O post Leitos de UTI adulto atingem 97% de ocupação em Santa Catarina apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.