Mais de 73 mil eleitores no AM estão irregulares e têm até 19 de maio para regularizar título; saiba como


Regularização pode ser feita on-line ou presencialmente até o fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Mais de 73 mil eleitores no AM ainda estão irregulares e têm até segunda (19) para regularizar título
Divulgação/TRE-AM
Mais de 73 mil eleitores no Amazonas ainda estão em situação irregular, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), e têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar o título. Entre eles, há eleitores que não votaram, não justificaram a ausência ou não pagaram multas referentes aos três últimos turnos consecutivos.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do TRE-AM, Efraim Felix, enfatiza que estar em dia com a Justiça Eleitoral é fundamental.
“Os eleitores precisam verificar sua situação eleitoral e correr para conseguir se regularizar. O prazo foi bem extenso e, ainda assim, muitos eleitores não se regularizaram”, destacou o coordenador.
O cancelamento do título não abrange:  eleitores facultativos (menores de 18 anos; pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade para votar e em caso de justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.
A situação eleitoral regularizada é um um dos requisitos legais para se inscrever e participar de concursos públicos, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais, participar de concorrências públicas, emitir documentos, como passaporte, carteira de identidade e CPF, entre outros.
📝 Veja como regularizar situação
A situação do título eleitoral deve ser verificada somente nos canais oficiais da Justiça Eleitoral,:
Autoatendimento Eleitoral (portais do TSE e dos TREs);
Aplicativo e-Título;
Cartório eleitoral, de forma presencial.
Para regularizar, o eleitor deve agendar no site (tre-am.jus.br), na opção “Atendimento presencial” e comparecer no dia e horário escolhidos.
AM tem 246 mil novos eleitores em 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.