O que acontece se você colocar pneus menores no carro?

na foto aparecem pneus menores no carro são colocados por questão de estética

Pneus menores são colocados por questão de estética – Foto: Freepik/ND

Para alguns motoristas, instalar pneus menores no carro é uma opção prática porque certos tamanhos são difíceis de encontrar no mercado. Um pneu mais baixo, porém mais largo, pode chegar bem próximo das dimensões de fábrica.

Se seu carro tem pneus 225/65 R17, então um de tamanho 235/60 R17 é menos de 1,3 centímetros mais baixo. Muitas pessoas fazem essas mudanças nos pneus menores no carro por razões estéticas.

Um perfil mais estreito e baixo pode fazer com que um corpo grande pareça ainda mais imponente. Mas quanto maior for o desvio das dimensões de fábrica, mais cuidadosamente você precisará avaliar as consequências.

Desvantagens de colocar pneus menores no carro

Os carros são projetados para tamanhos específicos de pneus. Mesmo se você mantiver o tamanho de aro, alterar o tamanho geral do pneu pode afetar a geometria da suspensão, bem como a carga que a suspensão e a transmissão recebem.

Pneus menores no carro diminuem a altura geral do veículo e reduzem a distância do solo. Isso pode fazer com que o sistema de escapamento entre em contato mais frequente com a superfície da estrada, especialmente com buracos e lombadas.

Além disso, em carros equipados com controle de tração e sistemas de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), a alteração do tamanho dos pneus pode causar leituras incorretas.

na foto aparecem pneus menores no carro para serem escolhidos

Cuidados com os pneus são fundamentais para a segurança do veículo – Foto: Freepik/ND

O sistema ABS pode ter dificuldade em lidar com novos dados, especialmente se estiver configurado para pneus mais largos. Isso pode aumentar a distância da frenagem enquanto que se o TPMS for impreciso, ele pode não mostrar que um pneu tem baixa pressão.

A tudo isso, é somada a mudança no comportamento ao dirigir, e geralmente para pior. Mudanças de direção ou movimentos bruscos podem se tornar perigosos, especialmente em situações de emergência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.