4 destinos para curtir o outono em SC

O outono em SC tende a ser um período mais seco (menos chuvoso) e com gradativa queda de temperaturas. Neste ano, o clima deve ficar mais instável, intercalando dias frios com outros de temperaturas elevadas. Turisticamente, essa condição oferece um amplo leque de possibilidades para desfrutar diferentes destinos.

Em 2025, as previsões apontam que o outono em SC terá termômetros acima da média, com veranicos e ondas de calor; maior variação de temperaturas entre o dia (mais quente) e a noite (mais fria); e com volumes de chuva menores em comparação ao verão. No fim da estação e com a proximidade do inverno, o frio começa a se intensificar, especialmente nos Planaltos e na Serra.

Considerando todas essas características, elaboramos uma lista eclética de destinos para você curtir o melhor do outono em SC (e suas variações), em diferentes regiões do estado. Boa viagem!

1. Urubici e São Joaquim


Vista aérea do Centro de Urubici, na Serra Catarinense - Prefeitura Municipal de Urubici/Divulgação

1
2

Vista aérea do Centro de Urubici, na Serra Catarinense – Prefeitura Municipal de Urubici/Divulgação


Igreja Matriz de São Joaquim, no Centro da cidade  - Secretaria de Turismo de São Joaquim

2
2

Igreja Matriz de São Joaquim, no Centro da cidade – Secretaria de Turismo de São Joaquim

  • Frio mais contido. Ainda que no outono já seja comum ter geadas em São Joaquim e também em Urubici, o frio ainda será mais contido, especialmente no início do outono em SC. Portanto, é uma estação propícia para quem deseja experimentar o frio da Serra sem se encasacar demais.
  • Atividades em meio à natureza. As meias-estações são ótimas para estar ao ar livre. Em Urubici, aproveite para fazer caminhadas e trekkings pelos seus morros e cânions (e assistir ao nascer ou pôr do sol neles); conhecer os parques com passarelas de vidro e atividades radicais; fazer passeios off-road pelo interior e visitar um jardim secreto inspirado na Europa, onde as folhagens ficam douradas no outono em SC.
  • Em São Joaquim, destaque total para as experiências a serem vividas nas suas mais de dez vinícolas abertas ao público. Visita à fábrica, degustação, piqueniques e sunsets são algumas possibilidades. Como no outono em SC, o céu tende a ter menor nebulosidade, o pôr do sol fica ainda mais especial.

2. Campo Alegre e São Bento do Sul


Campos do Quiriri, um conjunto de montanhas entre Campo Alegre, Garuva e Joinville - Prefeitura Municipal de Campo Alegre/Divulgação

1
2

Campos do Quiriri, um conjunto de montanhas entre Campo Alegre, Garuva e Joinville – Prefeitura Municipal de Campo Alegre/Divulgação


Igreja Matriz de São Bento do Sul, bem no Centro da cidade - eleições-2024-são-bento-do-sul

2
2

Igreja Matriz de São Bento do Sul, bem no Centro da cidade – eleições-2024-são-bento-do-sul

  • Hospedagens aconchegantes. Especialmente em Campo Alegre, há uma gama enorme de opções de pousadas, cabanas românticas e chalés onde se hospedar no interior do município, em meio a árvores, áreas gramadas e em contato com a vida no campo. O clima ameno do outono em SC, com friozinho, é propício para curtir essas cidades mais pacatas e acender uma lareira à noite.
  • Contato com a natureza. Por ser uma estação menos chuvosa, o outono em SC é bastante favorável para experiências em meio à natureza. Em Campo Alegre, aposte em um passeio rural por diferentes propriedades, em conhecer a Rampa do Bugio ou fazer uma expedição pelos Campos do Quiriri. Em São Bento do Sul, são boas opções fazer a Rota do Patrimônio, um tour pelo Centro e conhecer o Parque Braço Esquerdo (na divisa com Corupá), com mais de dez cachoeiras, trilhas e cavernas.
  • Café quentinho e sem pressa. Como as temperaturas amenas e o friozinho são propícios para abrir o apetite, as duas cidades do Planalto Norte de Santa Catarina são bons locais para tomar um café quentinho ou um completo café colonial em cafeterias acolhedoras ou propriedades rurais.

3. Blumenau e Pomerode


Rua XV de Novembro, o museu a céu aberto de Blumenau  - Divulgação/Reprodução/ND

1
2

Rua XV de Novembro, o museu a céu aberto de Blumenau – Divulgação/Reprodução/ND


Portal turístico Sul de Pomerode é uma das portas de entrada para a cidade  - Maria Eduarda Vasselai/Estúdio Clarô

2
2

Portal turístico Sul de Pomerode é uma das portas de entrada para a cidade – Maria Eduarda Vasselai/Estúdio Clarô

  • Cafeterias charmosas. O clima do outono em SC é propício para um café da tarde com amigos. Nas cidades de Blumenau e Pomerode é fácil encontrar cafeterias charmosas que além de cafés especiais, servem tortas, bolos, cucas, pães de fermentação natural, em ambientes aconchegantes e estilosos.
  • Rotas turísticas e trilhas na natureza. As temperaturas mais amenas também favorecem explorar as inúmeras rotas turísticas de Pomerode de bicicleta (ou a pé). A mais famosa delas, a Rota Enxaimel, tem 16 quilômetros de extensão e a maior concentração de casas enxaimel fora da Alemanha, em meio a paisagens bucólicas. Já em Blumenau, o clima é agradável para desbravar trilhas e o interior da cidade. Destaque para a comunidade de Nova Rússia, com opções de restaurantes e cafés coloniais em meio à natureza, com direito a banhos de rio (se o clima permitir).
  • “Bate perna” patrimonial. Pelo Centro de Blumenau há vários museus próximos uns aos outros como também a Rua XV de Novembro, considerada um museu a céu aberto (onde ocorrem caminhadas guiadas gratuitas em alguns finais de semana). O mesmo vale para o Centro de Pomerode, onde além de visitar diferentes museus é possível conhecer lojas de produtos típicos da cidade, como peças em madeira, porcelana e cristais e também produtos embutidos e queijos fundidos em bisnagas.

Praia do Rosa e Guarda do Embaú


Vista de cima do morro para a Praia do Rosa Sul - Agência Ao Sul Natural Turismo

1
2

Vista de cima do morro para a Praia do Rosa Sul – Agência Ao Sul Natural Turismo


Explorar as várias trilhas da Guarda do Embaú é um bom roteiro para o outono em SC - Mauro Goulart/PMP

2
2

Explorar as várias trilhas da Guarda do Embaú é um bom roteiro para o outono em SC – Mauro Goulart/PMP

  • Menos gente. A primeira vantagem em curtir destinos litorâneos em estações fora do verão é a menor quantidade de turistas nas cidades (e consequentemente o valor mais barato de hospedagens). Mesmo que não dê banho de mar nas paradisíacas Praia do Rosa e Guarda do Embaú, aproveite as temperaturas amenas do outono em SC, para explorar suas trilhas.
  • Trilhas sem calorão. Na Praia do Rosa, há trilhas de diferentes níveis que levam a outras praias, como a da Praia Vermelha; do Luz; e o Caminho do Rei. Já na Guarda do Embaú, a trilha do Maço, até o Vale da Utopia, é famosíssima e de uma beleza estonteante.
  • Restaurantes com vista para o mar. Outra boa opção (sempre) é curtir os restaurantes locais, especialistas em frutos do mar (menos movimentados no outono em SC). Na Praia do Rosa, há poucos “pé na areia” – concentrados no canto Sul da praia. Ainda assim, há várias opções na Estrada Geral do Rosa e na Avenida Porto Novo, por exemplo, com vista para o mar.
  • Já na Guarda do Embaú, há restaurantes “pé na areia”, de frente para a travessia do Rio da Madre, e outros tantos no centrinho roots. Alguns deles com dois andares e vista privilegiada para o mar.

4. Cidades de águas termais


Piscina de águas termais no Hotel Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz - João Turnes/Grupo Plus/Divulgação

1
4

Piscina de águas termais no Hotel Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz – João Turnes/Grupo Plus/Divulgação


Vista aérea da Termas de Piratuba. O local é dividido em dois complexos de piscinas, ao ar livre e também cobertas - Termas Piratuba

2
4

Vista aérea da Termas de Piratuba. O local é dividido em dois complexos de piscinas, ao ar livre e também cobertas – Termas Piratuba


Piscina coberta e com água termal do Itá Thermas Resort & SPA, em Itá  - Itá Thermas/Redes Sociais

3
4

Piscina coberta e com água termal do Itá Thermas Resort & SPA, em Itá – Itá Thermas/Redes Sociais


Piscina termal e quentinha do Hotel Internacional de Gravatal, boa pedida para o outono em SC - Hotel Internacional Gravatal/Divulgação

4
4

Piscina termal e quentinha do Hotel Internacional de Gravatal, boa pedida para o outono em SC – Hotel Internacional Gravatal/Divulgação

  • Águas quentinhas. Quando se trata de termalismo, não há estação do ano que impeça um bom banho em piscinas e/ou banheiras abastecidas com as quentinhas e medicinais águas termais. Aproveite algum feriado durante o outono em SC (quando ainda é possível desfrutar de piscinas descobertas) para conhecer cidades como Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas(Grande Floripa); Piratuba e Itá (Oeste); Gravatal (Sul).

Em cada uma delas há estruturas completas de lazer relacionadas às águas termais, como complexo de piscinas, parques aquáticos e hotéis. Em alguns deles também é possível desfrutar de serviços de SPA em uma experiência completamente relaxante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.