Governo de MS apresenta potencial do Estado em bioenergia durante conferência internacional em Nova Iorque

 

 

Mato Grosso do Sul foi destaque nesta quarta-feira (14) no CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference, em Nova Iorque, um dos principais fóruns globais sobre bioenergia. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou como palestrante do evento, que integra a programação oficial do NY Sugar Dinner e reúne as maiores lideranças do setor sucroenergético mundial. A senadora Tereza Cristina também participou do evento.

Foto: Semadesc-MS divulgação

Acompanhando o governador Eduardo Riedel desde terça-feira (13) nos Estados Unidos, o titular da Semadesc ressaltou a relevância da participação de Mato Grosso do Sul em eventos internacionais ligados à transição energética e aos combustíveis renováveis. “Foi um momento importante para apresentar, junto com outros estados brasileiros e representantes da bancada federal, os avanços do nosso Estado em bioenergia.

Mato Grosso do Sul tem uma política consolidada de carbono neutro e avança com projetos de etanol de cana, etanol de milho, açúcar e biometano, com novas plantas industriais em instalação e capacidade de ampliar ainda mais esses investimentos”, afirmou.

Foto: Semadesc-MS divulgação

Durante sua palestra, Verruck destacou ainda o papel estratégico do biometano na matriz energética do Estado, com iniciativas voltadas à integração desse combustível à malha de gasodutos sul-mato-grossense. “Queremos que a molécula do biometano possa ser incorporada à estrutura do gás natural, o que reforça nossa competitividade e sustentabilidade”, explicou.

O secretário também abordou a busca por investimentos em novas fronteiras tecnológicas, como o SAF (Combustível Sustentável de Aviação), e apresentou a Rota Bioceânica como alternativa logística para ampliar o acesso aos mercados asiáticos.

Na véspera, o governador Eduardo Riedel se reuniu com empresários do setor de etanol durante agenda paralela ao evento. “Estou aqui em Nova Iorque e tivemos um dia muito produtivo. Participamos de reunião com empresários de bioenergia, discutindo projetos relevantes para Mato Grosso do Sul. Estamos acompanhando de perto o movimento do setor, que já investe em biometano e etanol de milho e cana-de-açúcar em nosso Estado”, destacou Riedel.

Encontro ocorreu em Nova York. Foto: Secom-MS divulgação

Além do governador e o secretário Jaime Verruck, também integra a comitiva do Governo de Mato Grosso do Sul nos Estados Unidos o secretário Rodrigo Perez (Segov), com o objetivo de promover Mato Grosso do Sul como referência em energia renovável e atrair novos investimentos internacionais para a cadeia de biocombustíveis.

 

Fonte: Semadesc-MS|Marcelo Armôa

O post Governo de MS apresenta potencial do Estado em bioenergia durante conferência internacional em Nova Iorque apareceu primeiro em Rota Bioceânica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.