Rio do Rastro Marathon: maratona mais desafiadora do Brasil movimenta turismo no Sul de SC

Corredor na Serra do Rio do Rastro durante Rio do Rastro Marathon

Rio do Rastro Marathon acontece no próximo sábado e no domingo – Foto: Divulgação/ND

Orleans, no Sul de Santa Catarina, será destaque no cenário esportivo nacional, neste fim de semana, ao sediar a largada da prova principal da Rio do Rastro Marathon, considerada a corrida mais desafiadora do Brasil. O evento acontece no sábado (17) e no domingo (18).

Para o prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, a participação da cidade na Rio do Rastro Marathon reforça a estratégia de incentivo ao turismo esportivo.

“Estamos preparados para acolher atletas de todo o Brasil e de outros países com organização, hospitalidade e infraestrutura. Um evento desse porte movimenta a rede hoteleira, o comércio, os serviços e ainda valoriza nossos atrativos”, afirmou o prefeito.

A largada da prova principal, a maratona de 42 km, será no domingo (18), às 6h30, em frente ao emblemático Paredão do Zé Diabo, ponto turístico que está em revitalização pela Prefeitura de Orleans.

A escultura, às margens do Rio Tubarão, foi escolhida para dar início a uma das corridas mais desafiadoras do país. Desde janeiro, o local passa por uma limpeza no entorno. A revitalização completa, que inclui a manutenção detalhada da obra, está em fase final de contratação.

Sobre a Rio do Rastro Marathon

A Rio do Rastro Marathon percorre a Serra do Rio do Rastro e oferece percursos com diferentes distâncias: 12 km, 25 km, 42 km e 67 km. O ganho altimétrico — que representa a soma total de metros de subida ao longo do trajeto — atinge 2,6 mil metros na maratona.

Imagem aérea das curvas na Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, será palco da Rio do Rastro Marathon- Foto: Thiago Kaue/Secom

Aliada à variação climática típica da região, a prova se consolida como uma das mais exigentes do Brasil. Para garantir a segurança dos participantes, a Serra do Rio do Rastro ficará interditada para o tráfego de veículos nos dois dias de evento: no sábado, das 6h às 12h, e no domingo, das 6h às 13h.

A edição 2025 da prova tem como tema “A Trajetória”, uma homenagem ao caminho percorrido por corredores, organizadores e apoiadores ao longo dos anos. A proposta é revisitar conquistas anteriores e celebrar a construção de uma história marcada por superação, coragem e comprometimento.

Programação do evento

Sábado (17)

  • 7h – Largada dos 25 km – Praça Henrique Lage, em Lauro Müller
  • Serra fechada das 6h às 12h

Domingo (18)

  • 6h30 – Largada da Maratona 42 km – Paredão, em Orleans
  • 7h20 – Largada dos 12 km – Mirante 12, com transfer saindo de Orleans às 6h
  • Serra fechada das 6h às 13h
Adicionar aos favoritos o Link permanente.