Conheça tubarões em extinção que têm sido vistos na Ilha Grande


Espécie é a galha-preta. Aparição mais recente foi nesta semana, na Enseada de Piraquara de Fora. Tubarões galha-preta são vistos no mar da Ilha Grande
O tubarão galha-preta (carcharhinus limbatus) tem chamado atenção após um cardume ter sido visto nesta semana no litoral brasileiro. Os animais foram registrados na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ).
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
De acordo com pesquisadores, a espécie pode passar de dois metros e meio de comprimento e pesar entre 80 e pouco mais de 100 kg. Ela é caracterizada pelas barbatanas e caudas de ponta preta.
O tubarão galha-preta é cinza escuro a marrom em cima e branco abaixo com uma faixa branca distinta na região do flanco.
A espécie é considera inofensiva e “tímida”. Os animais são ameaçados de extinção por causa da sobrepesca. Apesar de estar em extinção, a carne do tubarão costuma ser encontrada com facilidade no mercado.
Leia mais:
Dezenas de tubarões galha-preta são vistos na Baía da Ilha Grande
Dezenas de tubarões galha-preta são vistos no mar da Ilha Grande
Divulgação/Instituto Mar Urbano
Nesta semana, dezenas de tubarões da espécie foram vistos na Enseada de Piraquara de Fora, área que integra a Estação Ecológica de Tamoios – unidade de conservação marinha de proteção integral.
A passagem dos animais pelo mar foram registradas pelo Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande (assista acima). Ainda não foi feita a contabilidade oficial do número de animais que foram vistos.
Ao g1, o Instituto Mar Urbano esclareceu que ainda não há nenhuma confirmação de onde os animais saíram.
“Alguns estudos de telemetria indicam que um indivíduo marcado se movimentou para a região sul, chegando na região de fora de Ilhabela”, explicou Nathan Lagares, pesquisador do Instituto Mar Urbano.
Ainda de acordo com o pesquisador, estudos mostraram que a espécie tem interesse em peixes tainhas, mas podem se alimentar de peixes ósseos no geral.
Tubarões galha-preta são vistos no mar da Ilha Grande
Divulgação/Instituto Mar Urbano
Visita não é inédita
Esta não é a primeira vez que a espécie é vista na Baía da Ilha Grande. Desde 2016, pesquisadores estão estudando o local depois que mais de 100 tubarões foram encontrados no mar nesta mesma época do ano.
De acordo com o Instituto Mar Urbano, uma das possíveis explicações para a concentração de tubarões na região é a busca por águas mais quentes durante os meses de outono e inverno.
“Temos observado um padrão consistente de retorno desses tubarões à mesma região, ano após ano. Isso indica que a enseada pode ter uma função ecológica importante e previsível, o que reforça seu potencial como área prioritária para conservação”, destaca Leonardo Mitrano Neves, coordenador científico do Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande.
Os pesquisadores explicaram ainda que alguns dos indivíduos registrados eram fêmeas grávidas. Os estudos sugerem que a variação térmica do mar pode favorecer a presença da espécie no estágio reprodutivo, já que as temperaturas elevadas ajudam o desenvolvimento embrionário e a digestão, podendo até reduzir o tempo de gestação.
Na semana passada, a Enseada de Piraquara de Fora foi oficialmente incluída na lista de Áreas Importantes para Tubarões e Raias da União Internacional para a Conservação da Natureza.
“Trata-se de uma região de grande biodiversidade, onde o turismo de mergulho é forte e o ecossistema depende de espécies-chave, como os tubarões. Garantir a conservação desses predadores é essencial para manter o equilíbrio dos ambientes marinhos”, afirma Nathan Lagares, do Instituto Mar Urbano.
Tubarões galha-preta são vistos no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.