Açude do Xaréu atinge capacidade máxima e volta a verter após cinco anos em Fernando de Noronha; VÍDEO


Reservatório natural de água doce atingiu 411 mil metros cúbicos de água. Represa responde por cerca de 30% do fornecimento de água potável da ilha. Açude Xaréu atinge capacidade máxima em Fernando de Noronha
O Açude do Xaréu, reservatório natural de água doce de Fernando de Noronha, atingiu a capacidade máxima e voltou a verter após cinco anos (veja vídeo acima). Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), essa situação é um indicativo positivo para o sistema de abastecimento da ilha.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Com capacidade para armazenar até 411 mil metros cúbicos de água, a represa responde por cerca de 30% do fornecimento de água potável de Fernando de Noronha. Os outros 70% são resultado do processo de dessalinização da água do mar.
Açude Xaréu chegou a capacidade máxima
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Compesa informou, ainda, que o transbordamento do Xaréu é o resultado das chuvas acumuladas nos últimos meses e isso garante, mesmo sem novas precipitações, uma reserva importante para manter a disponibilidade de água nos níveis atuais, que é de um dia com água e um dia sem abastecimento.
“Depois de cinco anos sem sangrar, ver o Açude do Xaréu transbordando novamente é motivo de comemoração. Isso representa segurança hídrica, principalmente no segundo semestre, em que há menos chuva”, afirmou o gerente da Compesa em Fernando de Noronha, Antônio Lucena.
O reservatório cheio vai contribuir na chamada alta temporada turística, que começa em julho e segue por todo o segundo semestre. Nesse período, ocorre incremento no número de visitantes na ilha, e cresce o consumo.
LEIA TAMBÉM:
Chuva forte causa suspensão de voos, alagamento de casas e do aeroporto e fechamento de praias na ilha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
M
Adicionar aos favoritos o Link permanente.