Maio Laranja: PC chama atenção para importância de denunciar exploração sexual infantil


Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o número de casos recebidos pelo Disque 100 saltou de 6.380, em 2020, para 18.826 em 2024. Denunciar é uma forma de combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Reprodução/ TV Mirante
Parceira da campanha “Maio Laranja” no combate ao abuso e à exploração sexual infantil, a Polícia Civil de Rurópolis, participou no último domingo (18) de uma blitz educativa alusiva ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, sendo representada pelo delegado Ariosnaldo Vital Filho, que aproveitou a oportunidade para reforçar à comunidade a importância de denunciar esse tipo de caso.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“O canal Disque 100 é uma ferramenta essencial para registrar denúncias anônimas e garantir o encaminhamento das vítimas aos órgãos competentes. A participação de todos no enfrentamento aos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes é fundamental”, enfatizou Ariosnaldo Filho.
As denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 195% nos últimos quatro anos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o número de casos recebidos pelo Disque 100 saltou de 6.380, em 2020, para 18.826 em 2024.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
“Nós somos parceiros das ações do Maio Laranja no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nosso objetivo é garantir que os índices desse crime caiam em nosso país, pois, o número de casos pode ser muito maior que aqueles que chegam aos órgãos oficiais, por não serem denunciados”, observou o delegado.
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar
Mobilização em Rurópolis
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Tutelar, Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Rurópolis, promoveram uma Bliz educativa com panfletagem e adesivaço, seguindo as diretrizes do Projeto “Faça Bonito” com intuito de reforçar a importância e conscientização da população em geral no combate a crimes contra a dignidade sexual (exploração sexual) de crianças e adolescentes.
Campanha Maio Laranja de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Divulgação
A ação se concentrou na praça cívica de Rurópolis se estendendo a alguns bairros, contando com a presença de autoridades locais, como o delegado de Polícia Civil Ariosnaldo Vital Filho e o promotor de Justiça Nilson Jr.
A ação contou com apoio de advogados, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de várias áreas.
Presente no evento, a secretária de Assistência Social Josiane Rodrigues reforçou que a proteção é um dever de todos, e que as denúncias podem ser feitas as instituições locais legalmente constituídas, e pelo Disque 100.
“A conscientização da população a respeito desse problema é muito importante para garantir a proteção de crianças e adolescentes, permitindo que os adultos sejam mais cuidados com eles e que também possam identificar sinais que demonstrem que alguma criança esteja sofrendo com isso”, pontuou Josiane Rodrigues.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.