Tarcísio de Freitas lança programa social e rebate interesse em candidatura à presidência

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) mantém o discurso que vai à reeleição. No entanto, Jair Bolsonaro (PL), tem ele como um dos preferidos em 2026, caso se mantenha inelegível.

O fato é que nesta semana, durante o lançamento do programa social “SuperAção SP”, voltado para atender famílias em vulnerabilidade social e econômica, Tarcísio dá sinais claros que precisa chegar a uma parcela da população ainda muito ligada à esquerda.

Tarcísio de Freitas

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas lança programa social semelhante ao Bolsa Família – Foto: Pablo Jacob/Gov SP/ND

A ideia do projeto social, é entregar R$ 150 para para cerca de 35 mil famílias do estado. A proposta prevê ainda atendimento individualizado e preparação para o mercado de trabalho. O projeto foi considerado um “concorrente” do Bolsa Família do governo federal.

Por conta disso, o governador paulista reagiu ao afirmar que, quando elaboram um programa como esse, não passa pela cabeça a conotação política. Também destacou que se houver algo inovador, vão aplicar.

Durante a apresentação da nova ação, Tarcísio afirmou que o projeto é uma forma de tirar essas dezenas de famílias da pobreza e inseri-las no cenário social. Nessa primeira etapa, o governo de São Paulo já reservou R$ 500 milhões.

Tarcísio de Freitas quer ampliar proposta em 2026

Sobre o volume de famílias atendidas, a intenção é ampliar para pelo menos 105 mil grupos familiares até 2026. Para que a o programa se torne legal, a proposta vai ser analisada pela Alsep (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Proposta de Tarcísio precisa ser discutida e aprovada na Alesp – Foto: Marcelo S. Camargo/Gov SP/ND

A iniciativa é positiva, mas o que chama atenção é o espírito crítico do grupo ideológico de direita sobre programas sociais assistencialistas. Tarcísio de Freitas vai na contramão das discussões políticas e propõe uma nova leitura sobre gestão pública ou simplesmente está de olho no Palácio do Planalto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.