Atech destaca expertise em integração de sistemas nucleoelétricos durante a NT2E 2025

Empresa 100% nacional participa da maior feira de negócios e tecnologia do setor na América Latina

A Atech, empresa do Grupo Embraer, está presente na NT2E 2025, de 20 a 22 de maio no ExpoMAG, Rio de Janeiro. Considerada a principal feira de negócios e tecnologia do setor, na América Latina, o evento reúne autoridades, especialistas e empresas para discutir inovações, tecnologia e sustentabilidade.

Expansão para o mercado civil

Com um histórico robusto no Programa da Marinha, a Atech consolidou-se como a única empresa privada no Brasil capacitada para integrar sistemas nucleoelétricos. Essa expertise foi desenvolvida a partir de projetos estratégicos junto à Marinha, permitindo à empresa expandir sua atuação também para o mercado civil.  Isso inclui usinas de geração de energia elétrica e reatores de pesquisa voltados, em especial, para medicina nucleoelétrica, com destaque para produção de radiofármacos.

Entre os projetos de interesse da empresa estão o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que busca tornar o Brasil autossuficiente na produção de radiofármacos, e os Small Modular Reactors (SMRs), reatores nucleoelétricos compactos projetados para abastecer, por exemplo, indústrias e pequenas cidades.

Além da integração de sistemas, a Atech oferece suporte a processos de engenharia, qualidade e licenciamento com participação nas etapas de projeto e comissionamento de plantas nucleoelétricas, contribuindo para a ampliação do conteúdo local em programas estratégicos, podendo atuar de forma conjunta com empresas internacionais. Além disso, a empresa possui expertise para incorporar mecanismos de Inteligência Artificial aos sistemas de controle e proteção de plantas nucleoelétricas, contribuindo para o aumento da precisão e segurança dos correspondentes processos.

“Nossa experiência no Programa da Marinha nos preparou para sermos grandes integradores de sistemas nucleoelétricos. Somos a única empresa privada no Brasil com essa capacidade. Hoje, estamos prontos para apoiar projetos no Brasil e colaborar com parceiros internacionais, trazendo mais conteúdo local e fortalecendo a indústria nacional”, afirma Marcos Cesar, Gerente de Negócios da Atech.

Atualmente, no Brasil e em todo o mundo, devido à grande demanda por energia elétrica, acompanhada da necessidade de redução de emissões de carbono, há um movimento de transição global da matriz energética. Nesse contexto, a energia nucleoelétrica volta a ser uma das mais importantes alternativas, pois é limpa e segura, o que tem levado vários países a retornarem de forma contundente aos projetos de construções de novas usinas, além de SMR e micro reatores.

Painéis e discussões técnicas

Durante a NT2E, a Atech estará presente em três painéis estratégicos abordando temas de gestão de conhecimento, cadeia produtiva e inteligência artificial.

Inserida no debate sobre energia nucleoelétrica, a Atech faz parte da ABDAN – associação para desenvolvimento do setor, organizadora da NT2E.

O post Atech destaca expertise em integração de sistemas nucleoelétricos durante a NT2E 2025 apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.