Princesa de Gales batiza primeira das novas fragatas caça-submarinos da Marinha Real Britânica

A HMS Glasgow é a primeira de sua classe e, junto das futuras embarcações, será uma das mais avançadas fragatas de guerra antissubmarino do mundo

A HMS Glasgow, primeira de uma série de oito fragatas do Tipo 26 construídas pela BAE Systems para a Marinha Real do Reino Unido, foi oficialmente batizada por Sua Alteza Real Catherine, a Princesa de Gales, em uma cerimônia realizada na cidade que dá nome ao navio e onde ele foi construído.

A Princesa de Gales é madrinha da embarcação, um papel simbólico e tradicional que busca trazer sorte e proteção divina à embarcação e sua tripulação. Isso significa que ela manterá um vínculo próximo com o navio ao longo de toda sua vida útil em serviço.

A cerimônia de nomeação aconteceu no estaleiro da BAE Systems em Scotstoun, e contou com a presença de William, Príncipe de Gales, trabalhadores envolvidos na construção da fragata, membros da tripulação e seus familiares. Como parte da tradição — adaptada à cultura local — uma garrafa de uísque foi quebrada no casco do navio, substituindo a tradicional garrafa de champanhe, em homenagem às raízes escocesas da embarcação.

“Este é um momento histórico para o programa Tipo 26, para a cidade de Glasgow e para as milhares de pessoas envolvidas neste grande projeto”, destacou Simon Lister, presidente da divisão de Navios da BAE Systems. “O batismo da HMS Glasgow representa um marco importante rumo à integração desta embarcação de última geração à frota da Marinha Real. Estamos orgulhosos do papel essencial que ela desempenhará na defesa do Reino Unido.”

A HMS Glasgow é a primeira de sua classe e, juntamente com suas futuras embarcações irmãs, será uma das mais avançadas fragatas de guerra antissubmarino do mundo.

O Vice-Almirante Sir Martin Connell, Segundo Sea Lord, destacou a importância histórica e estratégica da nova fragata HMS Glasgow, enfatizando a continuidade de um legado que atravessa séculos. “Desde a primeira HMS Glasgow, que içou a bandeira da Marinha Real no final do século XVII, até o navio que hoje vemos no século XXI, essa designação evoluiu continuamente para atender às exigências operacionais e de combate de cada época.

Com 11 condecorações de batalha em sua história — um legado que impressiona —, a HMS Glasgow representa agora, ao lado de suas irmãs da classe Tipo 26, o próximo capítulo da inovação naval britânica, estabelecendo novos padrões de guerra marítima, protegendo os interesses do Reino Unido e contribuindo diretamente para sua segurança e prosperidade.”

Com 149 metros de comprimento e deslocando 6.900 toneladas, as fragatas do Tipo 26 serão a espinha dorsal da presença de superfície da Marinha Real, projetadas para cumprir uma ampla gama de missões.

A construção das demais embarcações da classe já está em andamento. A HMS Cardiff foi transferida no ano passado para o estaleiro de Scotstoun, onde está em fase de montagem. Já as HMS Belfast, Birmingham e Sheffield estão sendo desenvolvidas nas instalações da empresa em Govan. A HMS Newcastle terá sua construção iniciada ainda este ano. A expectativa é que os oito navios entrem em operação entre 2028 e 2035.

O post Princesa de Gales batiza primeira das novas fragatas caça-submarinos da Marinha Real Britânica apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.