Início dos testes de mar da HS Kimon, a primeira fragata FDI para a Marinha Helênica

A primeira fragata da FDI (Frégate de Défense et d’Intervention – Fragata de Defesa e Intervenção )para a Marinha Helênica, o HS Kimon, iniciou seus primeiros testes de mar em 21 de maio em Lorient. O navio capitalizou a experiência adquirida durante os testes de mar do Amiral Ronarc’h, o primeiro da classe da Marinha Francesa.

Desenvolvido para ser operado pela Marinha Helênica, o FDI HS Kimon iniciou seus testes de mar
nas instalações do Grupo Naval em Lorient, Bretanha. Os testes contarão com a presença cuidadosa de
representantes da Marinha Helênica.

Graças à experiência adquirida durante os testes de mar do Amiral Ronarc’h, os testes do HS Kimon serão realizados muito mais rapidamente. O primeiro período no mar será dedicado principalmente a
testar os sistemas da plataforma, incluindo sistemas de propulsão e navegação. O segundo
período no mar, em algumas semanas, será dedicado aos sistemas de combate e resistência no
mar.

O ano de 2025 marca um marco fundamental para o programa FDI, com testes no mar e a próxima
entrega da primeira fragata para a Marinha Helênica, juntamente com o lançamento iminente
do terceiro navio, o HS Formion. Até 2026, a Marinha Helênica operará três fragatas FDI multimissão de primeira linha.

Uma fragata para todos os domínios de guerra, pronta para o combate contra ameaças atuais e emergentes

Projetada para marinhas de primeira linha que visam garantir sua soberania, a FDI é um navio pronto para o combate, capaz de lidar com ameaças atuais e emergentes. Uma embarcação de alto mar multifuncional e resiliente, ela permitirá que a Marinha Helênica garanta sua superioridade marítima no Mar Mediterrâneo Oriental, graças às suas capacidades de alto nível em todas as áreas do combate naval: antiaéreo, antissubmarino, antinavio e projeção de forças especiais, com capacidades únicas contra ameaças assimétricas.

Ela também se beneficia das mais recentes inovações da Thales em radar, sonar e guerra eletrônica. Projetadas e produzidas com ferramentas digitais de última geração, elas também são as primeiras fragatas a se beneficiar de uma arquitetura digital de bordo que lhes permitirá adaptar-se continuamente aos desenvolvimentos tecnológicos e operacionais, possibilitando-lhes lidar com ameaças em constante evolução.

Sua arquitetura e infraestruturas digitais garantem um potencial de crescimento, assegurando a adaptação a ameaças futuras ao longo de sua vida útil, com atualizações incrementais em vez de custosas atualizações de meia-vida. A FDI também possui proteção nativa contra ameaças cibernéticas, com uma arquitetura de TI redundante baseada em dois data centers que hospedam, de forma virtualizada, uma grande parte do software do navio.

Em termos de inovação operacional, a FDI está inaugurando o conceito de um gateway dedicado ao combate a ameaças assimétricas. Este sistema permitirá coordenar e liderar o combate a ameaças pequenas, aéreas e de superfície.

Fortemente armado (mísseis anti-superfície MBDA Exocet MM40 B3c e antiaéreos Aster, sistema RAM, torpedos antissubmarino MU90, artilharia), a FDI para a Marinha Helênica embarca simultaneamente um helicóptero e uma capacidade de veículo aéreo não tripulado (UAV).

Ela também se beneficia da experiência da Thales, MBDA e todos os nossos outros parceiros e subcontratados.

Especificações técnicas:

Deslocamento: 4.500 toneladas
Comprimento: aprox. 122 metros
Largura: 18 metro
Velocidade máxima: 27 nós

Instalações de aviação:

helicóptero de classe de 10 toneladas,
veículo aéreo não tripulado (UAV) VTOL

Armamentos principais:

32 mísseis Aster desenvolvidos pela MBDA
8 mísseis Exocet MM40 B3c desenvolvidos pela MBDA
Mísseis RAM
Canhão de 76 mm
4 tubos de torpedos com torpedos MU 90 desenvolvidos pelo Naval Group
2 lançadores de chamariz com contramedidas CANTO desenvolvidos pelo Naval Group

O post Início dos testes de mar da HS Kimon, a primeira fragata FDI para a Marinha Helênica apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.