Phil Robertson, patriarca de ‘Reis dos Patos’, morre aos 79 anos


Robertson transformou sua paixão por caça em um grande negócio e se tornou um fenômeno cultural conservador. Ele sofria de Alzheimer, mas causa da morte não foi confirmada. Phil Robertson, patriarca de ‘Duck Dynasty’
AP Photo/Matt Rourke, File
Phil Robertson, patriarca de “Duck Dynasty” (“Os Reis dos Patos”), morreu neste domingo (25), segundo sua família. Ele tinha 79 anos.
A família de Robertson anunciou em dezembro, no podcast “Unashamed With the Robertson Family”, que o patriarca do clã sofria de Alzheimer. A causa da morte não foi informada.
“Agradecemos o amor e as orações de tantas pessoas cujas vidas foram impactadas por sua vida salva pela graça, sua fé ousada e por seu desejo de contar a todos que quisessem ouvir as Boas Novas de Jesus. Somos gratos por sua vida na Terra e continuaremos o legado de amor a Deus e ao próximo até que o vejamos novamente”, escreveu Korie Robertson.
Phil Robertson alcançou a fama no início da década de 2010, quando a emissora A&E criou um reality show, apresentado como uma sitcom. O programa acompanhava as aventuras de Robertson, seus três filhos — incluindo Willie, que administra a empresa Duck Commander da família —, suas esposas e vários outros parentes e amigos.
Phil Robertson e seus filhos eram imediatamente reconhecíveis por suas longas barbas e suas crenças conservadoras, cristãs e voltadas para a família.
Isso também colocou Robertson em apuros. Ele disse a um repórter de revista em 2013 que gays são pecadores e que afro-americanos eram felizes na época da segregação racial.
A A&E o suspendeu de “Duck Dynasty”, mas voltou atrás algumas semanas depois.
Na época, a família de Robertson considerou seus comentários grosseiros, mas disse que suas crenças eram baseadas na Bíblia e que ele “é um homem de Deus”. Eles também disseram que “como família, não conseguimos imaginar o programa seguindo em frente sem nosso patriarca no comando”.
Tributos
Agradecimentos a Robertson apareceram nas redes sociais logo após o anúncio de sua morte, em grande parte vindos de políticos conservadores.
O senador republicano Ted Cruz, do Texas, escreveu no X: “O grande #PhilRobertson faleceu hoje. Ele amava Jesus e era totalmente destemido. Uma das minhas melhores lembranças foi a caça ao pato com o Phil — ele era o melhor atirador que já conheci. E, em 2016, ele gravou este comercial incrível para mim. Descanse em paz, meu amigo.”
“É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de Phil Robertson — um homem de fé profunda, convicção ousada e amor inabalável por sua família”, escreveu Ben Carson, ex-Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, também no X.
“Nunca esquecerei o tempo que passei com Phil e sua maravilhosa família em sua propriedade em West Monroe, Los Angeles. Cavalgamos pelo pântano, parando em seus abrigos de patos favoritos antes de sermos recebidos pela Srta. Kay com uma refeição caseira e quentinha, cercados por sua família extensa e amigos próximos.”
O canal A&E compartilhou sua própria homenagem a Phil, escrevendo: “Estamos tristes ao saber do falecimento de Phil Robertson, um pioneiro da indústria da caça e patriarca da querida família Robertson. Nossos pensamentos estão com eles neste momento difícil. Expressamos nossas mais profundas condolências e respeitamos sua privacidade enquanto lamentam.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.