Ministro do PSD defende governo Lula e diz que é prematuro falar em 2026

Ministro do PSD com Lula

Ministro do PSD no governo Lula, Alexandre Silveira, faz parte da ala lulista do PSD que caminha para ter candidato próprio – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ND

Destoando dos discursos de seu partido, que pregam uma via alternativa à popularização e um novo rumo para o Brasil, o ministro do PSD de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um dos fundadores da sigla, segue defendendo o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas diz ser cedo para falar nas Eleições de 2026.

O presidente do partido, Gilberto Kassab, voltou a afirmar nesta segunda-feira (26), que o PSD terá candidato próprio a presidente, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, ou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ao mesmo tempo, dá sinais de que esse plano cairia caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida concorrer ao Palácio do Planalto.

O ministro do PSD, porém, nega que já há caminho definido para o partido no próximo ano ou que não haja possibilidade de, pelo menos, parte da sigla, seguir com o petista. “É muito prematuro falar em política de 2026. O que hoje eu me dedico integralmente é ajudar o presidente Lula a construir o país que ele tão bem, e com tanta dedicação, trabalha para construir”, diz Silveira.

Um dos fundadores do PSD, ministro esteve no ato de filiação em São Paulo, nesta segunda-feira (26) – Foto: Adriano Assis/ND

Ex-deputado federal e ex-senador por Minas Gerais, Alexandre Silveira faz parte da ala lulista do PSD, que inclui o líder da bancada na Câmara, Antonio Brito (BA), o senador Otto Alencar (BA), e os também ministros, Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca e Aquicultura). Um grupo que parece cada vez mais minoritário.

Paulo Hartung, ex-governador e senador do Espírito Santo, filiado ao partido nesta segunda-feira para cuidar da formação de novas lideranças e aprofundar o conteúdo programático, sem citar o atual governo ou de Bolsonaro, disse que o desafio é convencer o país a escolher o caminho certo e não “o caminho fácil da demagogia e do populismo.”

Ministro do PSD em defesa do presidente

Tomando cuidado para não se contradizer, uma vez que afirmou ser cedo para falar em 2026, Alexandre Silveira pontuou ser “muito prematuro”, mas acha que o Brasil está no caminho certo.

“Sou testemunha que o presidente Lula chega no Palácio do Planalto às 8h30 e sai às 21h30, discutindo assunto por assunto, defendendo a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, em especial, daqueles que mais precisam”, declara o ministro do PSD.

E opiniões partidárias de oposição à parte, o ministro do PSD diz ser leal ao partido, mas também ao governo em que trabalha. “Estou muito dedicado em ajudar com que o presidente Lula chegue em condições no ano que vem de continuar conduzindo os destinos do Brasil.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.