Construindo resultados para o futuro

Laboratório da escola siena utilizado nas aulas práticas: proposta baseada em projetos e problemas

|  Foto:
Conteúdo Especial

A interpretação de texto é fundamental para qualquer prova ou seleção, seja em concursos ou empresas. Além disso, os alunos precisam aprender a controlar a ansiedade para ter condições de responder com calma e ser bem-sucedidos nas seleções. Há falta de profissionais em áreas técnicas, e as escolas precisam pensar na formação completa dos alunos.Preocupada em preparar os alunos para o futuro, a Escola Siena investiu em dois programas: Programa Education+ (educação financeira, empreendedorismo e habilidades socioemocionais), para reforçar habilidades como trabalho em equipe, empatia, respeito e disciplina, e o Programa Siena+ (para Matemática, atividades práticas e inglês). Paralelamente, os alunos continuam se preparando para olimpíadas, Enem e vestibulares. Essa formação completa é um compromisso da Escola Siena com resultados que a comunidade escolar aprova, segundo José Geraldo Gaurink Dias, diretor-geral.A Exponecs, por exemplo, é um evento de culminância do Programa Education+, onde a Escola Siena trabalha os eixos norteadores do empreendedorismo, onde os alunos se transformam em empresários mirins, desenvolvendo planos de negócios, produtos ou serviços e, ao término do 2º trimestre escolar, eles precisam vender esses produtos neste evento.Mas os alunos utilizam também as lições aprendidas para, no futuro, serem funcionários diferenciados nas empresas e em áreas públicas (municipal, estadual e federal), pois a escola trabalha com situações em que são necessárias habilidades como criatividade, perseverança, otimismo, empatia, capacidade de correr riscos, dentre outros, que são muito valorizadas nos dias atuais.

Em nossa escola, também preparamos os alunos para as Olimpíadas do Conhecimento. Isso significa que eles exploram o aprendizado de um jeito diferente e divertido. Nessas olimpíadas, as crianças aprendem a pensar de forma lógica, a serem mais criativas, a resolver problemas, a organizar o tempo, a serem persistentes, a ter autoconfiança e a pensar criticamente. Elas também desenvolvem o trabalho em equipe, a capacidade de se expressar, o conhecimento de outros idiomas e a tomada de decisões, dependendo da olimpíada

,

ressalta o diretor-geral.TOP PisaAs ações desenvolvidas na Escola Siena têm como referência os Programas de Escolas dos países TOP Pisa em Educação (Chile, Finlândia, Estônia, Dinamarca, Polônia e Singapura). Os diretores visitaram escolas nesses países nos últimos 11 anos e trouxeram as novidades para a proposta pedagógica da escola. Esses avanços estão presentes nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (concomitantes com 17 cursos técnicos ofertados aos alunos).Proposta pedagógicaApós visita às escolas nos países TOP Pisa em educação, a Escola Siena adotou como alicerces de sua Proposta Pedagógica as Aprendizagens Baseada em Projetos e Problemas (ABP) e a Baseada em Fenômenos (ABF), cujo foco central é o aprendizado do aluno como protagonista no processo e a exploração de questões práticas que compõem a realidade dos alunos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.