Entenda por que Criciúma virou a cidade do skate mesmo fora do eixo das capitais brasileiras

Skatista durante uma manobra na pista do Park em Criciúma

Criciúma virou a cidade do skate ao receber cinco etapas consecutivas do STU National – Foto: Julio Detefon/ STU/ ND

Criciúma virou a cidade do skate. Localizado ao Sul de Santa Catarina, o município soma cinco anos consecutivos como sede do STU (Skate total Urbe), recorde entre todas as cidades que já receberam etapas da principal competição da modalidade no país, que é organizada pela CBSK (Confederação Brasileira de Skateboarding) e com pontuação para o ranking nacional nas modalidades park, street e paraskate.

Na etapa deste ano, estima-se que mais de 20 mil pessoas acompanharam o evento no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, dado que revela o crescimento do skate enquanto entretenimento na Capital do Carvão. Um dos promotores do STU na cidade é o empresário Mark Puls. Ele lista uma sequência de fatores que fizeram Criciúma a única cidade do interior do Brasil a receber o circuito e alcançar destaque entre os próprios skatistas.

“Criciúma é a cidade com maior tradição do Brasil no STU. As nossas pistas formam uma verdadeira arena, o que faz com que os atletas sintam o calor da torcida. Neste ano, tudo conspirou a favor, o nosso parque é maravilhoso, a prefeitura dá um suporte que nenhuma outra dá, no sentido de que as secretarias estão empenhadas, os funcionários estão empenhados, então é muito bom trabalhar com a cidade de Criciúma. Sabemos o empenho e o comprometimento de todos que fazem o evento ter esse sucesso que a gente conseguiu alcançar”, elogiou.

Além da estrutura: Criciúma virou a cidade do skate, do acolhimento e da valorização dos atletas

Criciúma possui acordo selado para sediar o STU nos próximos três anos. Isso significa oito anos consecutivos na rota do skate nacional, acolhendo grandes nomes da modalidade, com os medalhistas olímpicos brasileiros Raíssa Leal, Pedro Barros e Augusto Akio.

Raíssa Leal, medalhista olímpica, na pista do Street em Criciúma

Criciúma virou a cidade do skate: Raíssa Leal já esteve em uma etapa do STU National no município – Foto: Julio Detefon/STU/Divulgação ND

“A gente pode ver pelas próprias entrevistas que eles elogiam a cidade, que gostam muito de vir para pelo acolhimento que o público dá. São feitas atividades com eles, valorizando os atletas que dão o show e que em nenhum outro lugar acontece. Então, assim, Criciúma é uma cidade fora dos eixos das capitais do Brasil que recebe o STU e isso é muito importante”, avalia Mark Puls.

Campeão satisfeito: “Sempre tive um carinho especial pela cidade”

Catarinense de Florianópolis, Pedro Carvalho ficou com o título do park na etapa de Criciúma, onde já havia ficado três vezes na terceira posição. Neste ano, não teve jeito, subiu no lugar alto do pódio e aumentou ainda mais o carinho pela Capital do Carvão. Ao ND Mais, ele mesmo explica o motivo do apego.

“Eu acho que sempre tive um carinho especial pela cidade. Foi uma das cidades que eu mais consegui bons resultados no STU. A galera sempre me recebeu muito bem, sempre foi um evento incrível. A pista também é muito boa. Poder ganhar em Criciúma a minha primeira etapa de STU tornou tudo ainda mais especial e a cidade ganhou um espaço ainda maior no meu coração”, justificou.

Criciúma virou a cidade do skate; imagem aérea das pistas de Criciúma

Pistas do Park e do Street viraram palco de grandes atletas – Foto: Divulgação/STU National Criciúma/ND

O talento catarinense elogia o apoio recebido dos criciumenses e já garantiu participação no próximo evento que será realizado no município. “A cidade é incrível, a pista é muito boa e as pessoas sempre me receberam muito bem. Só tenho que agradecer a toda a galera de Criciúma por todo o suporte, por sempre irem nos eventos e mandarem energia boa para a gente. Ano que vem está todo mundo de novo por aí e eu espero que não seja diferente”, disse.

De acordo com relatório entregue pelo evento à prefeitura de Criciúma, mais de 90 atletas participaram da última etapa do STU na cidade, realizada entre os dias 18 e 20 de abril. Foram quase R$ 500 mil distribuídos em premiações e mais de dois mil quilos de alimentos arrecadados por meio da campanha Afasc Solidária. Outra campanha, pela sustentabilidade, recolheu 7,5 toneladas de lixo reciclável  e mais de três toneladas de lixo orgânico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.