Rota Bioceânica avança com jornadas de trabalho ampliadas no Chaco

 

 

O terceiro trecho da Rota Bioceânica (Rota PY15) está a caminho de consolidar sua posição como uma infraestrutura essencial para a integração regional, e as obras no Lote 4 estão progredindo de forma constante. Atualmente, as obras estão sendo realizadas em quatro frentes ao longo deste lote.

Imagem: Mopc-PY divulgação

As atividades são realizadas em turnos prolongados, em rodízio, utilizando uma logística adaptada ao relevo do Chaco. Essa abordagem permite um progresso sustentado, aproveitando cada hora disponível em uma região onde os desafios climáticos e de acesso são constantes.

As tarefas incluem a manutenção de estradas de serviço (52 km), limpeza, corte de vegetação e desmatamento (45 km), remoção de cercas (5 km), construção de novas cercas (9 km) e a construção de aterros e fundações em mais de 20 quilômetros.

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Localizado no departamento de Boquerón, este trecho inclui a pavimentação de 52 quilômetros entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, bem como o acesso ao aeroporto deste último e a construção de sua pista.

O projeto está sendo executado pelo Consórcio TCR, composto pelas empresas Ingeniería de Topografía y Caminos SA, Constructora Isacio Vallejos SA e Rovella Carranza SA (filial do Paraguai), com supervisão do Consórcio Chaco.

O contrato do quarto lote é de G. 669.514 milhões e faz parte do projeto integral, que tem uma extensão total de 224,8 quilômetros, financiado pelo Banco de Desenvolvimento (Fonplata) por meio do contrato de empréstimo PAR-28/2020, Lei nº 6898/22.

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Criação de empregos e desenvolvimento local

A iniciativa no Lote 4 gera atualmente mais de 200 empregos diretos, com pelo menos 10% da força de trabalho proveniente de comunidades locais. Isso não só impulsiona a economia regional, como também promove a inclusão efetiva da população do Chaco em um projeto estratégico de longo prazo.

No total, estima-se que o terceiro trecho do Corredor Rodoviário Bioceânico beneficiará diretamente mais de 41.000 pessoas, principalmente nas cidades de Mariscal José Félix Estigarribia e Pozo Hondo. Indiretamente, outras 225.000 pessoas em áreas como Loma Plata, Filadelfia, Neuland, Villa Choferes, Pozo Colorado, Carmelo Peralta e Villa Hayes também serão beneficiadas, graças à melhor conectividade e às novas oportunidades econômicas que surgirão com a pavimentação desta rota.

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Além do Lote 4, que está 10% concluído, outros três lotes estão ativos, cada um sob a responsabilidade de diferentes consórcios e com níveis variados de progresso no final de abril deste ano: Consorcio del Pacífico (Lote 1) com uma taxa de conclusão acumulada de 5,98%; Consorcio Chaqueño del Norte (Lote 2) com 8,46% de progresso; e CDD Construcciones SA (Lote 3) com 16,6% de conclusão.

Uma rota estratégica para o comércio regional

A Rota Bioceânica está prestes a se tornar um importante polo logístico para o Cone Sul. Ela conectará os portos do Atlântico e do Pacífico através do Paraguai, Brasil, Argentina e Chile, reduzindo significativamente o tempo e os custos de transporte.

Sua conclusão fortalecerá a posição do Paraguai como um centro de distribuição regional, impulsionando o comércio exterior e fortalecendo setores-chave como agronegócio, transporte e produção.

 

Fonte: Mopc-PY

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