Unicamp 2025 aborda suspensão do X no Brasil; veja outros temas que caíram na prova

Unicamp 2025 aborda suspensão do X no BrasilLuccas Diaz

O primeiro dia da segunda fase do vestibular Unicamp 2025, realizado neste domingo (1º), trouxe questões atuais, que, como de costume da prova, exploraram temas contemporâneos de relevância social. Entre os destaques estavam a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, contexto ligado ao embate entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, além do significado da gíria “tankar” e reflexões sobre etarismo – o preconceito baseado na idade.

Na redação, os candidatos puderam escolher entre um comunicado sobre os riscos dos jogos de azar eletrônicos entre crianças e um Projeto de Lei para combater a desigualdade de gênero na política. As temáticas da prova só reforçam a proposta da universidade de integrar debates contemporâneos e selecionar os candidatos com bom pensamento crítico.

[TEXTO EM ATUALIZAÇÃO]

A segunda fase da Unicamp

A segunda fase acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, com cinco horas de prova por dia. O exame inclui no total 30 questões dissertativas, todas formuladas para avaliar habilidades analíticas, comparativas e interpretativas. Cada enunciado é apresentado em forma de texto e exige duas respostas por pergunta, além da redação baseada em uma das propostas apresentadas.

Cronograma Unicamp 2025

  • Pedido de isenção da taxa: de 13 de maio a 7 de junho
  • Resultado do pedido de isenção: 30 de julho
  • Inscrição no vestibular: de 1 a 31 de agosto
  • Primeira fase: 20 de outubro
  • Segunda fase: 1 e 2 de dezembro
  • Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
  • Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
  • Divulgação do resultado: 24 de janeiro
Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.