Por que as laranjas são vendidas em sacos de malha vermelhos ou amarelos? Não é coincidência

Imagem de laranja dentro de saco de malha

Saiba como a cor dos sacos de malha influenciam a sua mente na hora de escolher as frutas – Foto: Imagem gerada por IA/ND

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas sabia que a cor dos sacos de malha onde ficam as laranjas pode influenciar a forma como enxergamos a fruta?

Segundo o tecnólogo de alimentos Miguel Ángel Lurueña, usar sacos de malha vermelhos é uma estratégia sutil adotada por muitos supermercados.

Como a cor dos sacos de malha influencia a nossa mente?

Lurueña explica que tudo se trata de um truque de supermercado baseado em um fenômeno conhecido como ilusão de Munker, criado na década de 1970 pelo pesquisador alemão Franz Carl Munker.

A  ilusão de ótica faz com que a cor que percebemos de um objeto seja alterada pelas cores ao seu redor. O mesmo funciona com as laranjas. Isso porque a cor vermelha em contraste com a casca da laranja cria uma ilusão que a faz parecer mais alaranjada.

Vale ressaltar que o truque também funciona perfeitamente com outras frutas cítricas com tons alaranjados, como tangerinas e toranjas.

Os comerciantes até fazem algo semelhante com os limões, que normalmente são vendidos em sacos amarelos ou verdes para dar a eles uma aparência mais amarelada.

Imagem de laranjas dentro de sacola de malha

Especialista indica que os sacos de malha influenciam a nossa mente – Foto: Canva/ND

Por que a cor dos sacos de malha são importantes

A ilusão de Munker demonstra como a cor de um objeto pode parecer diferentes dependendo da cor de fundo ou dos elementos ao redor.

No caso de alimentos, essa manipulação visual é usada para fazer com que as frutas e vegetais pareçam mais frescos, maduros ou vibrantes do que realmente são.

Como dito acima, o vermelho em especial, intensifica tons quentes como laranja e amarelo, resultando em uma aparência mais apetitosa.

A cor dos sacos de malha influenciam outros alimentos

De acordo com o tecnólogo em alimentos, este recurso não se aplica apenas às laranjas. Outros produtos frescos, como limões, pimentões, vagens, abacates, cebolas e alho-poró, também podem ser usados na técnica.

Em todos os casos, o objetivo é o mesmo: realçar a cor natural do alimento e torná-lo mais atraente para o consumidor.

“Portanto, não confie nos seus sentidos. Leia os rótulos com atenção e tente comprar frutas e vegetais a granel para evitar surpresas”, alerta Lurueña.

Outros truques furtivos dos supermercados

Além da cor dos sacos de malha, os supermercados possuem outras estratégias para nos incentivar a comprar mais produtos ou para tornar as coisas mais atraentes.


Entre os truques furtivos, o especialista indicou que alguns supermercados pintam as frutas para deixar as cores mais vibrantes - Canva/ND

1
4

Entre os truques furtivos, o especialista indicou que alguns supermercados pintam as frutas para deixar as cores mais vibrantes – Canva/ND


Outro truque dos supermercados para aumentar as vendas é colocar a padaria com cheiro delicioso na frente da loja e deixar o leite lá no fundo - Canva/ND

2
4

Outro truque dos supermercados para aumentar as vendas é colocar a padaria com cheiro delicioso na frente da loja e deixar o leite lá no fundo – Canva/ND


Produtos mais lucrativos costumam estar à altura dos olhos, enquanto itens essenciais como leite e pão ficam no fundo, obrigando a passar por mais corredores.  - Canva/ND

3
4

Produtos mais lucrativos costumam estar à altura dos olhos, enquanto itens essenciais como leite e pão ficam no fundo, obrigando a passar por mais corredores. – Canva/ND


Um carrinho grande pode levar a comprar mais, pois a pessoa não percebe o quanto está comprando - Canva/ND

4
4

Um carrinho grande pode levar a comprar mais, pois a pessoa não percebe o quanto está comprando – Canva/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.