Cosmetóloga gaúcha radicada em SC conquista Europa e inova com 1º sabonete cosmético do Brasil

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Luciana Coelho, gaúcha de origem simples, transformou sua paixão pela cosmética em um negócio internacional, unindo a biodiversidade brasileira à sofisticação francesa – Foto: La Maison de Lux pour Lu Coelho/Divulgação

A paixão pela cosmética aflorou cedo na vida de Luciana Coelho. Gaúcha de Rio Grande e nascida em uma família composta por nove mulheres, a idealizadora e sócia-proprietária da La Maison de Lux pour Lu Coelho, marca de produtos cosméticos produzidos com ativos naturais, sempre viu na mãe e nas oito irmãs referências de autocuidado, apesar da origem simples.

Aluna de escola pública, Luciana começou a trabalhar aos 13 anos em uma casa de sucos, em sua cidade natal. Mas, curiosa e obstinada, já pesquisava conteúdos sobre cuidados com a pele e os aplicava dentro de sua realidade financeira. O tempo passou, e Luciana precisou fazer uma pausa nos estudos para se dedicar ao trabalho e ao sustento de sua família.

No entanto, o desejo latente por adquirir conhecimento e mergulhar na área da cosmética, seu objeto de fascínio, a impulsionou para uma radical e intensa guinada de vida. Aos 47 anos, casada e mãe de um rapaz, Luciana voltou a estudar e retomou seu desejo de menina.

Retomou os estudos aos 47 anos e completou a graduação em Cosmetologia. Em 2020, quando se encantou pelo segmento da manipulação de ativos cosméticos e se especializou na área, iniciou a sua própria produção, empreendeu e, enfim, fundou a La Maison de Lux, especializada em produtos cosméticos de higiene pessoal e beleza à base de argila. Para tornar a sua marca exclusiva e diferenciada, Luciana foi para a França estudar técnicas e aliou de maneira única a sofisticação dos franceses às matérias-primas tipicamente brasileiras.

“Não foi fácil agregar o conhecimento francês à minha formulação. Pesaram a barreira da língua, a saudade da família, os episódios de preconceito que vivi por ser imigrante, o clima… Mas nada me deteve e fui adiante”, destaca.

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A marca La Maison de Lux pour Lu Coelho se destaca pela criação do primeiro sabonete cosmético do Brasil, desenvolvido com luxo e inovação – Foto: La Maison de Lux pour Lu Coelho/Divulgação

Prova disso é que a marca de Luciana obteve, em maio deste ano, o reconhecimento de título pelo INPI FR, que gerencia o sistema francês de concessão de garantia de direitos de propriedade intelectual. O reconhecimento do título de cosmetóloga na França possibilitou a abertura da filial francesa da La Maison de Lux pour  Lu Coelho.

“Pude exercer minha profissão legalmente na Europa, o que é uma vantagem profissional e agregou muito no processo de internacionalização da marca. Com o título de reconhecimento homologado, criei o primeiro sabonete cosmético do Brasil. Foi desenvolvido na França e uniu o luxo dos melhores ingredientes e aromas da região de Grasse, considerada a capital mundial do perfume, e de Paris, ao nosso jeito brasileiro de ser. Uma pele de muitas cores, muitos tons e com a luz única que faz da nossa pele a mais bonita do mundo. Um orgulho muito grande saber que a minha força de vontade e a minha dedicação me trouxeram até aqui”, complementa Luciana.

Pluralidade, diversidade e princípios ativos em consonância com a natureza

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Comprometida com a pluralidade e a sustentabilidade, a La Maison de Lux aposta em soluções naturais que respeitam as características únicas de cada pele – Foto: La Maison de Lux pour Lu Coelho/Divulgação

A La Maison de Lux pour  Lu Coelho tem como DNA a associação sinérgica de princípios ativos específicos utilizados na formulação dos produtos que ajudam a restabelecer propriedades perdidas pela pele no processo de envelhecimento. Esses princípios agem diretamente na reabilitação e na reposição dos elementos minerais que a pele perde ao longo deste processo.

Dentro da proposta da La Maison estão ainda as ideias de pluralidade e diversidade. E estas características são possíveis justamente pelo compromisso da marca com o respeito à individualidade de cada pele e organismo, e também à sustentabilidade.

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Cosméticos naturais ganham força globalmente, refletindo a demanda crescente por produtos responsáveis, saudáveis e sustentáveis – Foto: La Maison de Lux pour Lu Coelho/Divulgação

“Cada indivíduo tem no seu DNA particularidades únicas e que precisam ser respeitadas. O melasma, por exemplo, é uma dermatose de evolução crônica e de difícil tratamento em razão de sua manifestação recorrente. O que se observa em estudos e trabalhos divulgados pela ABC (Associação brasileira de Cosmetologia), comunidade científica da qual faço parte, é que alguns tipos de melasma são mais resistentes do que outros. Por isso, o tratamento dessa condição se torna difícil. Na La Maison de Lux desenvolvemos uma composição que ajuda a atenuá-lo devido ao mecanismo não irritativo encontrado na argila, uma vez que a matéria-prima não tem características citotóxicas na composição”, explica Luciana.

Ela destaca ainda que o público-alvo da La Maison de Lux são pessoas com a faixa etária entre 15 e 65 anos, que se preocupam com o autocuidado e têm o desejo de consumir uma cosmética mais natural, que não utilize produtos com base animal e focada em opções engajadas com a sustentabilidade e em consonância com a natureza.

Cosméticos naturais e que prezam pela sustentabilidade cada vez mais em alta

Os cosméticos naturais passaram do status de tendência emergente para uma forte expectativa de quem os consome atualmente. Inicialmente proveniente da Europa e da América do Norte, a demanda dos consumidores por produtos naturais e orgânicos se espalhou por todos os continentes e entrou no mainstream com um número crescente de consumidores rejeitando formulações químicas e testadas em animais, e em favor de alternativas naturais percebidas como melhores para a saúde, para o bem-estar e para o meio ambiente.

O mercado de cosméticos naturais e orgânicos tem florescido nas últimas décadas globalmente e o segmento agora representa uma proporção mais significativa do mercado de beleza em todo o mundo. Mesmo que a crise da pandemia provocada pela Covid-19 tenha causado rupturas e desafios na indústria da beleza, a tendência para um estilo de vida mais natural e saudável jogou a favor dos pontos fortes do setor de cosméticos naturais e orgânicos.

De acordo com o jornal Nutrition Business Journal, da New Hope Network, a indústria natural e orgânica (incluindo alimentos e bebidas, suplementos, produtos domésticos e categorias de cuidados pessoais) superou os US$ 300 bilhões em vendas até 2023 e deve ultrapassar os US$ 400 bilhões até 2030.

Este movimento é impulsionado por consumidores conscientes que colocam um prêmio na garantia de sua saúde e bem-estar, ao mesmo tempo em que procuram cada vez mais a responsabilidade social e a sustentabilidade.

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Luciana Coelho se destaca no mercado nacional e internacional com sua visão inovadora, representando o Brasil no crescente setor de cosméticos naturais – Foto: La Maison de Lux pour Lu Coelho/Divulgação

“Hoje as pessoas se interessam e se perguntam se o produto de fato faz sentido para elas como um todo. Exemplo disso é o ácido kójico, ativo obtido pela fermentação do arroz. Até meados da década de 1990, este princípio era visto como uma invenção de lunáticos e ridicularizado pela grande maioria das indústrias de cosméticos no mundo todo. Hoje, virou o queridinho do momento, pois descobrimos que ele é um potente agente despigmentante, atuante em uma enzima envolvida no processo de formação da melanina: a tirosinase. O ácido kójico inibe a enzima tirosinase, o que reduz a produção de melanina. Por isso, tornou-se popular em produtos manipulados para a pele sem receita médica”, detalha a cosmetóloga.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela ResearchAndMarkets.com no Brasil, 53% dos entrevistados se mostraram mais interessados em produtos de beleza natural a partir de setembro de 2019. Enquanto isso, 31% acreditavam que os produtos fabricados com ingredientes orgânicos e naturais eram mais eficazes do que os que utilizavam produtos químicos. Em 2019, 9% dos consumidores que compraram um produto orgânico no Brasil optaram por comprar cosméticos orgânicos.

“Ficamos felizes por sermos exemplo, graças a muito estudo da comunidade científica, dentro deste padrão relativamente recente de comportamento de um público que consome cosméticos de forma tão responsável e consciente”, finaliza Luciana.

Saiba mais sobre a La Maison de Lux pour Lu Coelho aqui.

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