
Um hábito que para muitos pode parecer trivial e até mesmo incômodo pode ser a chave para uma saúde melhor e bem-estar. Entenda como dormir de meias pode transformar a qualidade do seu sono!

Dormir de meias pode ser a chave para a indução do sono e uma noite bem dormida – Foto: Sergey Meshkov/ND
Os benefícios de dormir de meia
De acordo com a Dra. Carla Estivill, diretora e chefe de pesquisa da Fundação Estivill Sueño, dormir de meias pode fazer muito bem à saúde e promover uma boa noite de sono.
“Dormir com meias pode ajudar a adormecer porque ajuda a manter os pés aquecidos. E isso é algo que o cérebro relaciona ao descanso noturno”, diz a especialista.

Colocar as meias nos pés pode ser um indicativo para o cérebro de que está na hora de dormir – Foto: Freepik/ND
Para quem tem dificuldade para dormir essa técnica pode ser útil, pois, de acordo com Estivill, quando entramos nas primeiras fases do sono, o cérebro reduz o consumo de energia e a temperatura interna diminui, o que causa os pés e mãos extremamente gelados durante a noite.
“Se você começar a notar pés e mãos quentes, é um indício de que a pessoa está regulando bem a temperatura corporal para promover o preparo antes de dormir”, explica Estivill.
Os efeitos de noites mal dormidas

Noites mal dormidas fazem muito mal ao corpo, mas técnicas como dormir de meias pode ajudar- Foto: Freepik/ND
A falta de sono de qualidade pode trazer sérias consequências para a saúde, incluindo impacto no metabolismo, sistema imunológico, saúde cardiovascular e cognição.
De acordo com o Instituto do Sono. “Basta uma noite de sono mal dormida para experimentar algumas de suas consequências a curto prazo. Entre elas podem estar alterações na memória, fadiga, sonolência diurna, dificuldade para se concentrar, mudanças de humor, irritabilidade, baixo desempenho nos estudos ou no trabalho e até alucinações “.
Procure estratégias que possam ajudar a melhorar o seu sono, como dormir de meias. No entanto, caso a qualidade do sono não melhore, é de extrema importância procurar ajuda médica para entender a causa do problema.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.