Ministro diz que projeto do túnel Santos-Guarujá deve ser encaminhado ao TCU para licitação em 2025


Declaração do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, aconteceu em um evento em Brasília (DF). Obra é aguardada há quase 100 anos na Baixada Santista. Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (à esq.). Projeto do túnel Santos-Guarujá (à dir.)
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal e Governo de SP/Divulgação
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o projeto do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, deve ir para o Tribunal de Contas da União (TCU) no próximo mês de janeiro para que a licitação seja realizada ainda em 2025. A declaração sobre a obra, aguardada há quase um século na Baixada Santista, aconteceu na saída de um evento em Brasília (DF).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Costa Filho afirmou que o objetivo é encaminhar o projeto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao TCU. “Para que a gente possa, ainda no ano de 2025, fazer essa grande licitação que será, sem dúvida alguma, a maior obra do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, complementou ele.
O ministro acrescentou que uma comissão de licitação será criada na próxima semana junto ao Governo do estado de São Paulo, a Antaq e o Porto de Santos. De acordo com ele, os prazos serão cumpridos porque os trabalhos estão dentro do cronograma.
“Uma obra que demorou […] quase 100 anos para sair do papel, na ordem de quase seis bilhões de reais, será muito importante para o desenvolvimento, não só de Santos, mas de todo o Brasil”, destacou o ministro.
Questionado sobre a fala do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a respeito do projeto depender do ministério dele para sair do papel, Costa Filho disse não ter sentido o apontamento como uma crítica, uma vez que o trabalho é feito coletivamente.
O túnel
Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
Atualmente, a travessia é feita por balsas. O projeto consiste na construção de um túnel para realizar uma ligação seca das regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá.
Além da passagem de veículos, o túnel deve contar com uma área para ciclistas e pedestres. O projeto também prevê seis vias de pista — três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Com o túnel, a travessia entre os municípios poderá ser realizada em menos de cinco minutos. Além disso, ela não estará suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos de navios que atracam no Porto de Santos.
Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao PAC, o projeto é estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões, que serão custeados por três frentes: Governo de São Paulo, União e setor privado. As obras devem gerar aproximadamente 9 mil empregos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.