Vendas no varejo avançam 0,4% em outubro e superam previsões; veja a análise

As vendas no varejo restrito registraram alta de 0,4% em outubro, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (12). O resultado, embora abaixo do avanço de 0,6% observado em setembro, superou a expectativa do mercado, que previa uma retração de 0,2%. Na comparação anual, o setor avançou 6,5%, enquanto o acumulado em 12 meses ficou em 4,4%.

No varejo ampliado, que inclui veículos, materiais de construção e atacarejo, o desempenho foi ainda mais robusto, com crescimento de 0,9% em relação a setembro. Em comparação ao mesmo período de 2023, a alta foi de 8,8%.

O destaque do mês foi o crescimento de 7,2% nas vendas de móveis e eletrodomésticos. Outro setor de destaque foi o de veículos, que avançou 8,9%, marcando o segundo mês consecutivo de alta. O segmento foi responsável por 5,0 pontos percentuais dos 8,8% de crescimento no conceito ampliado, evidenciando uma trajetória de recuperação sólida nos últimos meses.

Para Maykon Douglas, economista, a Black Friday deve ter influência no final do ano. “Começamos a ver um fôlego menor neste 4º trimestre, mas o setor deve fechar a parte final do ano também com alta, dados os sinais de que esta Black Friday foi melhor que nos anos anteriores. Na análise do especialista, assim como o resultado do setor de serviços divulgado ontem, os números de outubro reforçam a percepção de um hiato do produto mais aberto, como mencionado pelo Banco Central.

Veja também:

O post Vendas no varejo avançam 0,4% em outubro e superam previsões; veja a análise apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.