
O ano de 2024 está acabando e as despesas com presentes de Natal e festas de Réveillon só aumentam. Todo fim de ano, surge a mesma dúvida nos consumidores: os bancos não abrem nos feriados? Como fazer para pagar as contas e colocar as finanças em dia?

Tradicionalmente, os bancos não abrem ao público em feriados nacionais – Foto: José Cruz/Agência Brasil/ND
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que não há expediente bancário em feriados nacionais. Isso significa que os bancos não abrem ao público nesses dias.
A tradição inclui o feriado de Natal, no dia 25 de dezembro, e o último dia do ano, 31 de dezembro. Ambos caem em dias úteis em 2024, na quarta e terça-feira, respectivamente.
O mesmo serve para o dia 1º de janeiro de 2025, que também é feriado nacional. Contudo, isso não significa que os consumidores não podem fazer transferências bancárias e botar as contas em dia no fim do ano.
Se os bancos não abrem no fim do ano, como faço para pagar as contas?

As contas de consumo que vencem nos feriados podem ser pagas no dia útil seguinte, sem prejuízo ao cliente – Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação/ND
A Febraban orienta os clientes a utilizarem de preferência os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamento de contas nos dias em que os bancos não abrem ao público no fim do ano.
Carnês e boletos de consumo que vencerão nos feriados, como conta de energia, água e telefone, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Os meios digitais são uma saída para fazer transferências e pagamentos nos dias em que os bancos não abrem – Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND
Caso isso não ocorra, a orientação é antecipar o pagamento. Para os títulos que têm código de barras, é recomendado agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
“É importante ressaltar que os clientes sempre podem usar os canais digitais, como internet e mobile banking, para a realização de transferências e pagamento de suas contas”, declara o diretor-adjunto.
Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, de acordo com a Febraban. Walter Faria ressalta que isso é “reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”.