Segundo estudo da Fetrancesc, tempo de viagem na BR-101 pode chegar a 23 horas até 2047

Um estudo da Federação das Empresas de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) mostra que o trânsito na BR-101 pode sofrer grandes pioras até 2047.

De acordo com a análise apresentada durante o lançamento do Observatório Fetrancesc, revelou que a proposta da concessionária Arteris para a otimização da BR-101 Norte não resolve os principais problemas da rodovia.

Além disso, o estudo aponta que o cenário projetado até 2047 inclui aumento de filas, redução de velocidade e risco de inviabilidade da operação no trecho.

A análise foi realizada ao longo de 15 dias e incluiu 225 horas de monitoramento do tráfego entre São José (SC) e Guaratuba (PR).

O estudo da Fetrancesc considerou o crescimento econômico, populacional e da frota de veículos da região.

Atualmente, o trajeto de 205 km leva cerca de 3h13min, mas, com as obras previstas, o tempo pode chegar a 12h53min até 2047. Sem intervenções mais robustas, a viagem pode ultrapassar 23h.

Pesquisa da Fetrancesc lista problemas possíveis para o trecho nos próximos anos

Entre os problemas apontados estão a redução da velocidade média, que cairia dos atuais 60 km/h para 40 km/h.

Nos trechos mais críticos, como acessos e áreas de maior fluxo, a velocidade poderia atingir apenas 12 km/h.

Cerca de 80% do tempo de deslocamento seria gasto em filas, agravando ainda mais os custos operacionais e a imprevisibilidade de viagens para o setor logístico.

O contrato de concessão da BR-101 Norte, que termina em 2033, pode ser estendido até 2048 pelo Ministério dos Transportes.

A proposta da Arteris, entretanto, prevê obras consideradas insuficientes pelo estudo.

Segundo a Fetrancesc, a falta de superestruturas viárias ou alternativas robustas pode resultar em aumento de acidentes, perda de investimentos e limitação do crescimento econômico na região.

O estudo também destaca que melhorias no setor portuário e nos corredores logísticos, impulsionadas por políticas fiscais ao longo dos últimos 20 anos, agora enfrentam desafios com a nova reforma tributária.

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A falta de infraestrutura adequada na BR-101 pode comprometer a competitividade e o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

A Fetrancesc reforça a necessidade de projetos emergenciais e estruturais de longo prazo, como a construção da Via Mar, estrada paralela que daria continuidade ao Contorno Viário da Grande Florianópolis até Joinville.

O cenário exige integração entre entidades, governos e o Fórum Parlamentar para garantir soluções efetivas que previnam um colapso logístico na região.

 

 

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