Papa Francisco reaparece e emociona fiéis no Domingo de Ramos

Mesmo ainda se recuperando de uma delicada pneumonia dupla, o papa Francisco surpreendeu os fiéis ao participar da celebração do Domingo de Ramos, neste dia 13, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Aos 88 anos, o pontífice demonstrou sinais de melhora, especialmente na voz, ainda que frágil, ao saudar os presentes e desejar uma abençoada Semana Santa.

A presença do papa não era dada como certa, já que sua condição de saúde tem exigido cuidados contínuos. Apesar da aparição pública, o Vaticano informou que a participação dele nas demais cerimônias da Semana Santa dependerá das condições climáticas e da evolução clínica.

Durante a celebração, a homilia foi lida pelo cardeal Leonardo Sandri, mas escrita pelo próprio Francisco. No texto, o pontífice agradeceu pelas orações recebidas e afirmou que, nesse período de fragilidade física, tem sentido com ainda mais intensidade a proximidade e a ternura divina. Ele também pediu que os fiéis confiem a ele, em oração, as pessoas que sofrem — sobretudo as vítimas de guerras, pobreza e desastres naturais.

Além de mencionar a tragédia do desabamento de uma boate na República Dominicana, o papa fez um apelo pela paz em regiões marcadas por conflitos, como Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.

Poucos dias antes da cerimônia, Francisco fez uma visita inesperada à Basílica de São Pedro. De acordo com o Vaticano, o objetivo era acompanhar de perto uma obra de reforma e rezar diante do túmulo de Pio X.

Apesar da fragilidade física evidente — ele usava cadeira de rodas, cobertor e um tanque de oxigênio —, o papa cumprimentou fiéis e abençoou o filho de um casal de turistas, demonstrando bom humor e disposição.

A secretaria de imprensa do Vaticano informou que Francisco ficou bastante contente com a oportunidade de sair e interagir com o público, mesmo durante a convalescença. Segundo a mesma fonte, ele continua fazendo fisioterapia motora e respiratória, com sinais de melhora evidentes, refletidos em suas últimas aparições públicas.

>> LEIA TAMBÉM: Papa Francisco segue em repouso e apresenta leve melhora, informa Vaticano

No domingo anterior (6), ele já havia reaparecido brevemente diante da Basílica de São Pedro. E, mesmo após cancelar uma audiência marcada para a quarta-feira (9), surpreendeu ao divulgar uma imagem de um encontro privado com o rei Charles III e a rainha Camilla.

Conforme uma fonte ouvida pela agência AFP, o papa permaneceu com o monarca por cerca de 20 minutos sem auxílio de oxigênio suplementar e tem passado cada vez mais tempo sem o uso das cânulas nasais, que agora são utilizadas apenas de forma terapêutica.

Desde o fim de março, Francisco permanece no Vaticano, em recuperação após mais de cinco semanas internado no hospital Gemelli, em Roma. A recomendação médica é de repouso por pelo menos dois meses, diante da gravidade da infecção que chegou a colocar sua vida em risco. Ainda assim, o pontífice tem encontrado maneiras de estar presente, mesmo que brevemente, nas celebrações mais importantes do calendário católico.

O post Papa Francisco reaparece e emociona fiéis no Domingo de Ramos apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.