UFSC em Joinville desenvolve dispositivo para reduzir poluição gerada por motos

Dispositivo reduz poluição gerada por motos

Laboratório da UFSC em Joinville desenvolve dispositivo para reduzir poluição de motos – Foto: UFSC/Divulgação/ND

O Laboratório de Acústica e Vibrações, situado no campus de Joinville da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), desenvolveu um sistema de coleta de partículas emitidas pelos freios de motocicletas.

O projeto é coordenado pelos professores Thiago Fiorentin e Andrea Piga, do Departamento de Engenharias da Mobilidade, e tem como foco reduzir a poluição do ar gerada pelos sistemas atuais de frenagem — uma das principais fontes de emissão de partículas nos veículos automotivos.

Partículas no ar e risco à saúde

A frenagem em motocicletas com sistema a disco ocorre por meio da conversão da energia cinética em térmica, a partir do atrito entre discos e pastilhas. Esse desgaste gera partículas finas que ficam suspensas no ar, contribuindo para a poluição atmosférica e aumentando o risco de doenças respiratórias.

Durante ciclos de testes, os freios são acionados repetidamente para verificar parâmetros de qualidade, o que intensifica a emissão de poluentes.

Sistema de clausura e coleta de partículas

Para conter essas emissões nos ensaios, a equipe da UFSC desenvolveu um sistema de clausura. Nele, a motocicleta é fixada ao solo com a roda traseira suspensa. O conjunto de disco e pastilha é enclausurado em uma câmara com fluxo de ar controlado e filtrado.

O ar é direcionado a um duto de saída, onde há um sistema de aquisição de partículas — como filtros — que permite a análise da emissão durante os testes.

Testes automatizados com motocicleta BMW

O sistema foi aplicado inicialmente em uma motocicleta BMW G310GS. Para garantir a repetibilidade dos testes, os pesquisadores também desenvolveram um mecanismo de automação, capaz de controlar aceleração e frenagem de forma padronizada.

O professor Thiago afirma que a automação da motocicleta também é um avanço, já que permite a mesma condição de frenagem durante todos os testes, o que padroniza os procedimentos e melhora a qualidade dos resultados. O sistema pode ser ainda adaptado em outros modelos de motocicletas e em automóveis.

Pesquisa teve origem em dois trabalhos de conclusão

A pesquisa levou cerca de um ano e resultou em dois trabalhos de conclusão de curso de Engenharia Automotiva da UFSC.

Os TCCs são: “Análise dos mecanismos de desgaste das pastilhas de freio em ensaio de bancada”, de Clarice Rodrigues de Oliveira Alves, e “Desenvolvimento de bancada de testes para avaliar emissão de material particulado de sistema de freios automotivo”, de João Pedro Anuto Silva.

Novas pastilhas de freio para reduzir poluição de motos

Com os resultados obtidos, o grupo de pesquisa agora trabalha no desenvolvimento de uma pastilha de freio que emita menos material particulado. O objetivo é reduzir a liberação de poluentes que afetam a qualidade do ar e a saúde pública.

O projeto conta com a parceria da Frasle, empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de componentes para sistemas de frenagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.