Frei Gustavo Medella destaca acolhimento e fé na abertura da Festa da Penha 2025

A abertura oficial da Festa da Penha 2025, realizada neste domingo de Páscoa (20), reuniu uma multidão de fiéis no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A Missa de Abertura começou às 16h, com celebração presidida por Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana, e liturgia organizada pela área pastoral de Vila Velha.Inspirado pelo trecho do Evangelho de João que narra o túmulo vazio de Jesus Cristo e as faixas de linho ali deixadas, Frei Gustavo conduziu a homilia com uma metáfora poderosa: a do cristão como um tecelão da própria fé. “Cada cristão batizado tem a tarefa de costurar a própria fé com a vida do dia a dia, apresentando com palavras e atos a face de um Deus que, desde a criação, também se fez tecelão”, afirmou.

|  Foto:
Divulgacao/Festa da Penha 2025

O religioso reforçou ainda que atitudes como intolerância, exclusão e julgamento “rasgam o tecido” da fé cristã e não condizem com os princípios do catolicismo. “Nossa especialidade é costurar, e não rasgar”, destacou.Durante a celebração, Frei Gustavo também fez um apelo por mais cuidado com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, sugerindo ações concretas de acolhimento e prevenção. “Vamos prevenir um rasgo maior enquanto ainda há tempo? Vamos criar redes de proteção, para que ninguém se sinta abandonado à mercê da própria sorte”, disse.A Missa foi antecedida por uma acolhida aos fiéis conduzida por Frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento da Penha, e Frei Felipe Carretta, também da Província Franciscana. Em seguida, foi realizada a oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, além do primeiro devocional da Festa.

|  Foto:
Divulgacao/Festa da Penha 2025

Frei Gabriel ressaltou a centralidade do amor de Deus como força motriz da celebração. “Deus se antecipa no amor. Ele quer nos amar. Deus é amor. O amor de Deus é nosso combustível”, afirmou.Neste ano, a Festa da Penha chega à sua 455ª edição com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica. A programação segue nesta segunda-feira (21) com missas no Convento às 7h, 9h e 11h, além de momentos devocionais e bênçãos especiais ao longo do dia. A partir das 19h30, o Campinho do Convento recebe a tradicional Bênção para os Casais, com a participação de Eliana e Ricardo Sá e do Padre Éder Hoffman.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.