Brasil Crédito se reúne com Sindicato e apresenta proposta sobre Avibras

Reunião entre dirigentes do Sindicato e representantes da Brasil Crédito. Na quarta-feira (07MAIO2025), haverá assembleia com os trabalhadores. Na mesa à esquerda Sami Hassuani frente à Diretoria do Sindicato

Sindimetal
02 Maio 2025

A Brasil Crédito Gestão Fundo de Investimento e Direitos Creditórios apresentou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, em reunião, na sexta-feira (02MAIo2025), uma proposta para pagamento das dívidas trabalhistas da Avibras Indústria Aeroespacial.

Essa é uma proposta inicial, que será peticionada no processo de Recuperação Judicial, para pagamento dos créditos habilitados (dívidas da recuperação judicial), caso o fundo de investimentos consiga adquirir a Avibras.

A Brasil Crédito já manifestou interesse em adquirir a empresa e é detentora de penhora de ações de João Brasil Carvalho Leite, proprietário da Avibras.

A apresentação de um plano alternativo foi um encaminhamento da última Assembleia Geral de Credores, realizada em 10 de abril. A próxima acontecerá no dia 13 de maio, quando este novo plano será apresentado.

A reunião de hoje teve a participação de Sami Hassuani, ex-presidente da Avibras, que agora está assessorando a Brasil Crédito.

Proposta para pagamento das dívidas habilitadas na Recuperação Judicial (adquiridas até 18 de março de 2022, portanto, antes do pedido de recuperação judicial):

Opção A: pagamento integral do crédito, qualquer que seja seu valor, corrigido e atualizado de acordo com o INPC, acrescido de sobretaxa de 1% ao ano desde 1º de fevereiro de 2025 até a data do efetivo pagamento, a ser pago no prazo de um ano, contado da homologação do plano.

OU

Opção B: pagamento integral do crédito até o limite de R$ 5 mil, o que for menor, corrigido e atualizado de acordo com o INPC, acrescido de sobretaxa de 1% ao ano desde 1º de fevereiro de 2025 até a data do efetivo pagamento no prazo de 180 dias, contado da homologação do plano, acrescido de uma parcela adicional, equivalente a 30% do saldo residual se houver, corrigido e atualizado de acordo com o INPC, acrescido de sobretaxa de 1% ao ano desde 1º de fevereiro de 2025 até a data do efetivo pagamento, a ser pago no prazo de um ano, contado da homologação do plano.

Proposta para pagamento das dívidas extraconcursais (adquiridas após 19 de março de 2022, data do pedido de recuperação judicial):

Os créditos estritamente salariais serão corrigidos e atualizados de acordo com o INPC acrescidos de sobretaxa de 1% ao ano, desde 1º  de fevereiro de 2025 até a data do efetivo pagamento, e pago integralmente, sem deságio, qualquer que seja seu valor, em 48 parcelas mensais, sendo a primeira parcela devida 30 dias depois da conclusão do processo de transferência dos ativos da Avibras à Nova AVB, de modo a promover a amortização dos créditos estritamente salariais no seguinte fluxo:

a. 12,5% do saldo devido ao longo do período compreendido entre o 1º e o 12º mês de pagamentos;

b. 12,5% do saldo devido ao longo do período compreendido entre o 13º mês e o 24º mês de pagamento;

c. 25% do saldo devido ao longo do período compreendido entre o 25º e 36º mês de pagamento;

d. 50% do saldo devido ao longo do período compreendido entre o 37º e o 48º mês de pagamento.

Os outros créditos extraconcursais trabalhistas (multas) serão convertidos, no evento de liquidez, quando da abertura de capital da companhia, em ações da Nova AVB, que representarão um total agregado de 10% do seu capital social.

Assembleia com os trabalhadores

O Sindicato vai debater a proposta apresentada e os próximos encaminhamentos com os trabalhadores, na quarta-feira (7), às 18h, na sede da entidade.

“São mais de três anos de luta e, nesse período, o Sindicato tem se empenhado ao máximo na luta em defesa dos trabalhadores. Reforçamos aqui para que todos compareçam em peso. Vamos construir juntos os novos encaminhamentos”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

O post Brasil Crédito se reúne com Sindicato e apresenta proposta sobre Avibras apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.