Defesa Civil do RS confirma passagem de tornado por município da região norte


Velocidade das rajadas de vento pode ter chegado a 150 km/h, segundo a Climatempo. Cerca de 285 imóveis sofreram algum tipo de dano e 55 famílias precisaram sair de casa. Tornado atingiu cidade do RS
Um tornado atingiu o município de Erval Grande, na Região Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (9). A informação foi confirmada pela Defesa Civil do RS, na tarde deste sábado (10).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O vendaval teria começado por volta das 14h50 de sexta-feira (9) e se estendeu por cerca de 15 minutos, segundo o órgão. Foi o suficiente para destruir casas, plantações e derrubar árvores. Confira nas imagens acima.
Segundo a Defesa Civil do município, em dados preliminares, 285 imóveis sofreram algum tipo de dano e 55 famílias precisaram sair de casa.
Além disso, 23 barracões industriais e empresas foram atingidos, além de 70 hectares de árvores de eucalipto, de pinus e de citricultura. Quase 50 km de redes elétricas tiveram danos. Segundo a prefeitura, não houve feridos.
“Momento de darmos as mãos, a gente está muito abalado ainda (…) não tivemos vítimas, mas são bens materiais que tem suor de uma família, de um pai, de uma mãe, que lutaram a vida toda e em questão de 15 minutos eles perderam tudo”, afirma Suzinei Schneider, prefeito de Erval Grande, à reportagem da RBS TV.
A Climatempo Meteorologia explica que é difícil confirmar a passagem de um tornado, pois seria necessário um registro “mostrando a nuvem funil tocando o solo”, característica do fenômeno climático. Mas “pela destruição, podemos sugerir que a velocidade das fortes rajadas de vento possa ter variado de 110 a 150 km/h”.
Vendaval atingiu cidade na tarde de sexta-feira (9)
Defesa Civil de Erval Grande/Divulgação
Temporais
Cidades do RS registraram até 188 milímetros de chuva entre quinta (8) e sexta-feira, além das rajadas de vento. Segundo a Defesa Civil do estado, 39 municípios registraram estragos.
O mau tempo causou transtornos nos municípios, como quedas de árvores, de muros, destelhamento de casas, alagamentos de ruas e de estradas, além da suspensão de aulas. Não houve relatos de feridos.
Em Cachoeira do Sul, onde mais choveu, a média prevista para o mês era de 120 milímetros, ou seja, a quantidade de chuva registrada em um dia superou em 56% o que deveria ter chovido em 30 dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o motivo da instabilidade climática foi o avanço lento de uma frente fria sobre o estado. O Inmet chegou a publicar um alerta vermelho para áreas do Oeste, Centro e Sul do RS, indicando grande perigo de tempestade. Para o restante do estado, o alerta era laranja, de perigo potencial.
Vento destelhou casas em Erval Grande
Defesa Civil de Erval Grande/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.