A atuação imediata do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) neste domingo, 11, Dia das Mães, garantiu a transferência de um recém-nascido em estado grave para uma unidade com suporte cardiológico pediátrico.
A criança, com apenas 13 dias de vida, estava internada na UTI neonatal do Hospital de Joaçaba e foi levada para Joinville por meio de transporte aéreo, devido à gravidade do quadro clínico.
A mãe do bebê, moradora de Videira, procurou a Promotoria de Justiça na noite da última sexta-feira, 9, para relatar a situação.
O recém-nascido foi diagnosticado com cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar, exigindo transferência urgente para um hospital com recursos especializados.
A Promotora de Justiça Bruna Pratts, que responde pela 3ª Promotoria de Videira e estava de plantão no fim de semana, instaurou uma notícia de fato para acompanhar o caso, mas, diante da urgência, passou a atuar de forma extrajudicial.
Ela entrou em contato direto com as Centrais de Regulação (SISREG) de Joaçaba e Joinville, além de acionar a equipe médica da UTI.
A transferência foi autorizada no sábado, 10, e, com a complexidade do estado clínico, foi mobilizado o helicóptero Arcanjo para realizar o transporte aéreo do bebê.
Leia também:
- Trivale Cap: Moradora de Timbó ganha prêmio de R$ 1 milhão sozinha
A operação foi concluída com sucesso por volta das 11h do domingo.
“Foi algo muito significativo, uma mãe que estava sofrendo bastante e que pôde ter a esperança renovada justamente no Dia das Mães”, destacou a Promotora de Justiça.
A ação rápida do MPSC evitou o agravamento do quadro do recém-nascido e assegurou o acesso ao tratamento necessário.
O post No Dia das Mães, MPSC garante transferência de emergência de bebê em estado grave apareceu primeiro em Misturebas News.