De nudismo à tainha: praia do Pinho ganha nova cara durante a safra em Balneário Camboriú

De nudismo à tainha: praia do Pinho ganha nova cara durante a safra em SC – Foto: Reprodução/ND

A praia do Pinho, conhecida praia de nudismo em Balneário Camboriú, ganha uma nova identidade na temporada de pesca da tainha. Com o fim do verão e redução do número de turistas, o local ganha um objetivo diferente.

Em junho do ano passado, a praia se destacou na região com a captura de 11 mil tainhas. Imagens mostraram a alegria dos pescadores, o arrasto foi considerado por eles o maior da temporada de 2024 para o rancho.

A captura ocorreu no fim da tarde do Dia dos Namorados do ano passado, “Deus abençoou a praia do Pinho! Mas nós queremos o nosso rancho definitivo, é importante”, pediu um dos pescadores.

Na Praia do Pinho, tainha também apareceu – Vídeo: Fernanda Fogaça/Reprodução/ND

Temporada de pesca da tainha já iniciou

Considerada um patrimônio cultural catarinense, a temporada de pesca da tainha 2025 iniciou no dia 1 de maio. Em Balneário Camboriú, a atividade ocorre em nove pontos das praias do município.

Durante a temporada, que vai até 31 de julho, é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas nas orlas das praias, pois afugentam os cardumes. As informações são da prefeitura.


Pescadores comemoram maior pesca da temporada na praia do Pinho em Balneário Camboriú - Reprodução/ND

1
3

Pescadores comemoram maior pesca da temporada na praia do Pinho em Balneário Camboriú – Reprodução/ND


Barco de pesca na praia do Pinho, em Balneário Camboriú - Reprodução/ND

2
3

Barco de pesca na praia do Pinho, em Balneário Camboriú – Reprodução/ND


FRAME - Na Praia do Pinho, tainha também apareceu - Fernanda Fogaça/Reprodução/ND

3
3

FRAME – Na Praia do Pinho, tainha também apareceu – Fernanda Fogaça/Reprodução/ND

Além disso, também não é permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além da utilização de cilibrim e fisgas. A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Segurança Pública farão a fiscalização.

Estrutura das praias de BC durante a temporada

Na praia Central, cada um dos três ranchos, localizados na altura das ruas 2700, 3700 e 4100), terá dois contêineres, um com banheiro, e duas tendas para dar apoio à vigília dos cardumes e para a cozinha. Os contêineres, que têm área de descanso, vão receber energia elétrica.

A praia do Pinho terá essa estrutura também. Nas praias agrestes, serão instaladas tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Em Taquarinhas e no Estaleirinho, haverá banheiro químico.

Está aberta a temporada da tainha em Balneário Camboriú – Foto: SECOM Balneário Camboriú/Divulgação

Expectativa para a pesca da tainha é boa em 2025

Na safra passada, mais de 75 mil tainhas foram capturadas nas praias de Balneário Camboriú. De acordo com o coordenador de Pesca e Economia Artesanal da Secretaria do Meio Ambiente, Laercio Demetrio, a expectativa para este ano é boa, apesar da preocupação com o limite de captura de 1,1 mil toneladas para Santa Catarina, modalidade de arrasto de praia, estabelecida por uma portaria do governo federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.