Companhia de fuzileiros se prepara para exercício com os EUA

Araçoiaba (PE) – De 5 a 9 de maio, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada conduziu a Operação Carcará II, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcante. A atividade, coordenada pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, capacitou os grupos de combate da 1ª Companhia de Fuzileiros para a participação na Operação CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), que ocorrerá em novembro. A CORE representa uma cooperação estratégica entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos, com foco no aprimoramento da interoperabilidade entre as forças, na padronização de procedimentos e no aumento da prontidão para atuação em operações conjuntas e missões de paz internacionais.

Durante a Operação Carcará II, os militares participaram de oficinas práticas que abordaram marchas, tiro de instrução avançado, conduta em combate, primeiros socorros, orientação diurna e noturna, além de procedimentos de coleta e análise de informações. “Esta operação está me dando a oportunidade de conhecer melhor meus subordinados, que irão trabalhar comigo durante este ano, principalmente na Operação CORE 25”, destacou o 3º Sargento De França, comandante do 3º Grupo de Combate do 2º Pelotão de Fuzileiros.

A atividade contribuiu significativamente para a manutenção de elevados padrões de prontidão, para o fortalecimento da liderança e para o desenvolvimento do espírito de corpo. Além disso, reforçou a capacidade operacional da tropa, alinhando-a às diretrizes do Comando e aos desafios das futuras missões, incluindo a CORE 2025.

A operação, a ser realizada no bioma Caatinga, reforçará os laços históricos entre os países e incrementará, ainda mais, a integração e a cooperação histórica entre ambos os exércitos. A edição deste ano, ocorrerá nas cidades de Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE), no período de 1º a 14 de novembro de 2025.

O post Companhia de fuzileiros se prepara para exercício com os EUA apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.